Depois de homologar 11(!) tipos diferentes de baterias (na verdade foram 12, uma outra pintou mais tarde) dos novos iPhones, a Agência Nacional de Telecomunicações finalizou hoje finalmente a homologação do iPhone 6 Plus e o liberou para ser oficialmente comercializado no Brasil.
A Anatel publicou agora em seus sistemas os documentos de homologação do aparelho em si. Por enquanto, apenas o modelo A1522
(iPhone 6 Plus) pintou por lá, mas é questão de tempo até o A1549
(iPhone 6) também aparecer.
Eis o certificado de conformidade técnica:
As fotos da unidade enviada para homologação:
O documento de conformidade regulamentar:
E, para terminar, o manual do aparelho em português:
Os modelos são os mesmos comercializados pelas operadoras AT&T, T-Mobile e Verizon nos Estados Unidos. No ano passado isso não ocorreu porque o modelo americano não era compatível com o nosso 4G (banda 7, de 2.600MHz). Desta vez, contudo, vale lembrar que *todos* os modelos de iPhones 6 e 6 Plus são compatíveis com o 4G brasileiro (isso, é claro, inclui os aparelhos vendidos na Europa e na Ásia). A diferença fica mesmo com relação à garantia, que na teoria não é atendida pela Apple quando os aparelhos não são os homologados pela Anatel.
Vale observar que a liberação da Anatel não significa que os novos iPhones chegarão ao mercado nacional imediatamente. A Apple tem agora aval para vendê-los no Brasil, mas pode programar o lançamento por aqui para quando bem entender — inclusive daqui a somente 1-2 meses, até porque ela já revelou toda a lista de países que receberão os novos aparelhos em outubro.