Hoje a Apple anunciou seus resultados financeiros do quarto trimestre fiscal de 2014, os quais ficaram acima das previsões de analistas. Mas além dos números, a conferência liderada por Tim Cook (CEO, ou diretor executivo) e Luca Maestri (CFO, ou diretor financeiro) sempre traz algumas informações interessantes que merecem destaque.
Fachada de uma Apple Retail Store em Frankfurt (Alemanha), via Shutterstock.
Eis o nosso resumo:
Comentários financeiros
- Foi o maior crescimento em faturamento da empresa em sete trimestres.
- Só neste trimestre a Apple pagou US$17 bilhões a investidores; ao longo do ano fiscal de 2014, foram US$45 bilhões.
- A Apple terminou o quarto trimestre fiscal de 2014 com US$155,2 bilhões em caixa — US$9,3 bilhões a menos do que no terceiro trimestre.
- A partir do ano fiscal de 2015, a Apple informará seus resultados financeiros de forma diferente. A categoria “Serviços” englobará conteúdos, iTunes, apps, Apple Pay, entre outras coisas; produtos como Beats, Apple TV, periféricos, iPods e Apple Watch serão categorizados como “Outros produtos”; iPhones, iPads e Macs continuam com as suas próprias categorias.
- No futuro, o Apple Watch e outros poderão virar categorias separadas nos resultados, mas por enquanto a Apple achou apropriado colocar tudo dessa forma — até para se proteger da concorrência.
- A Apple realizou 20 aquisições em 2014, sendo 7 só no último trimestre.
- O crescimento do dólar contra várias moedas (inclusive o real do Brasil) impactou as previsões da Apple para o próximo trimestre fiscal.
Comentários sobre os iPhones
- A demanda pelos novos iPhones está muito mais alta do que a capacidade da Apple de produzi-los. A empresa não sabe quando conseguirá normalizar isso. Para reforçar o “problema” (que qualquer empresa sonharia em ter, diga-se), Cook disse que a demanda não está “nem no mesmo planeta” que a oferta! 😛
- Apesar dos novos iPhones, os modelos antigos também estão com uma boa demanda.
- As vendas do smartphone cresceram 16%, mas a demanda está bem acima disso.
- Nos EUA, o crescimento foi de 17% ano a ano; na Europa Ocidental, 20%; o crescimento foi ainda mais forte na América Latina e no Oriente Médio; na Europa Oriental as vendas mais que dobraram.
- De acordo com Maestri, a Apple tem um market share de 69% no mercado corporativo americano; segundo uma pesquisa citada pelo CFO, 75% das empresas deverão comprar iPhones no próximo trimestre.
- O preço médio de iPhones trimestre a trimestre cresceu US$42.
Comentários sobre os iPads
- Novas soluções móveis baseadas na parceria com a IBM começarão a aparecer já no mês que vem em mercados como bancos, governos, seguros, varejo, viagens, transporte e telecomunicações.
- Muitas empresas ao redor do mundo demonstraram interesse em iPads desde que a parceria foi anunciada; a Maçã já está trabalhando com 50, desenvolvendo soluções móveis específicas para cada uma delas.
- A adoção do iPad em empresas continua crescendo.
- Sobre a redução nas vendas do tablet, Cook disse para que as pessoas enxergem o longo prazo.
- O CEO não acha que o mercado está saturado e acha que a queda nas vendas é algo momentâneo.
- A venda de iPads para novos clientes (que nunca tiveram o tablet) é algo entre 50-70%.
- Cook afirmou que as pessoas demoram mais para trocar de iPads do que de iPhones, por exemplo. E como a Apple só está nesse mercado há quatro anos, esse ciclo de upgrade ainda precisa ser entendido.
- Ele também admitiu que algumas pessoas em dúvida entre um Mac e um iPad optam pelo Mac; outras em dúvida entre um iPhone e um iPad optam pelo iPhone. Para Cook, isso é normal — afinal, as pessoas continuam comprando um iProduct.
- Até hoje, foram vendidos 237 milhões de iPads.
Comentários sobre os Macs
- Este foi o melhor trimestre fiscal de vendas de Macs da empresa — 1 milhão a mais comparado com o mesmo período de 2013.
- Enquanto o mercado de PCs como um todo caiu, as vendas de Macs subiram 21%.
- O market share da Apple é o maior atingido desde 1995.
- As “estrelas” continuam sendo os portáteis (MacBook Air e Pro).
Comentários sobre as iTunes/App/iBooks Stores
- As lojas de conteúdo da Apple geraram uma receita de US$4,6 bilhões, uma alta de 22%.
- O número de desenvolvedores registrados também aumentou 22% ao longo do trimestre fiscal de 2014, chegando rapidamente perto dos 10 milhões.
- A App Store teve uma receita recorde, com um aumento de 26%; no total, tivemos 85 bilhões de downloads.
Comentários sobre as Apple Retail Stores
- As receitas das lojas no último trimestre foram de US$5,1 bilhões, um aumento de 15% se comparado há um ano — um novo recorde para este trimestre.
- Dez novas lojas foram inauguradas; três foram remodeladas.
- 25 novas lojas deverão ser abertas no ano fiscal de 2015, cerca de três quartos fora dos EUA; outras 5 serão renovadas.
- A Apple conta agora com 437 lojas, 41% fora dos EUA.
- A receita média por loja foi de US$11,9 milhões, em comparação com US$10,9 milhões no ano passado.
- Foram mais de 18.000 visitantes por loja, por semana.
- A partir do próximo ano fiscal, os resultados por lojas serão separados geograficamente.
Outros comentários
- De acordo com Cook, o Apple Pay é focado em três coisas: experiência do consumidor, segurança e privacidade. O CEO disse ainda que outros sistemas de pagamentos móveis giram em torno da monetização de dados de usuários e reforçou que a Apple não está interessada nisso.
- A ideia da empresa com o Apple Pay é fortalecer ainda mais as vendas de iProducts.
- Ainda sobre o Apple Pay, a Apple não cobra nada do cliente ou o comerciante pela utilização do serviço. Porém, como já vimos, ela tem, sim, uma negociação com os bancos emissores dos cartões.
- Durante o ano fiscal de 2014, foram vendidos 243 milhões de iGadgets e 19 milhões de Macs.
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Que venha mais um trimestre — e de muitos recordes!
[via AppleInsider, Ars Technica]