O melhor pedaço da Maçã.

Benchmark do iPad Air 2 revela um processador de 3 núcleos (1,5GHz) e 2GB de RAM

A8X/M8

Quando apresentou o iPad Air 2 ao mundo na semana passada, a Apple deixou claro que o novo tablet conta com um processador A8X. Porém, ela não entrou nos detalhes do processador — ou de outras especificações que alguns adoram bisbilhotar —, informando apenas que o desempenho da CPU (central processing unit, ou unidade central de processamento) dele é 40% maior, enquanto o da GPU (graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico) é 2,5 vezes maior que o do iPad Air (o qual utiliza o chip A7).

Publicidade

Gráfico do iPad Air 2

Clique/toque para ampliar.

Não sabemos se as informações abaixo vieram de um usuário que já recebeu o iPad Air 2 (adquirido na pré-venda) ou de algum jornalista que está testando o produto a convite da Apple, mas o fato é que alguém já fez um teste de benchmark utilizando a ferramenta Geekbench 3.

Gráfico do iPad Air 2

Clique/toque para ampliar.

Publicidade

Levando em consideração que esses números são verdadeiros, concluímos que o A8X é um processador de três núcleos (um número que não costumamos ver por aí) rodando a 1,5GHz (100MHz a mais do que os iPhones 6). Pode parecer pouco, mas esse um núcleo a mais — além dos 100MHz — são responsáveis por um desempenho 13% maior em testes de um núcleo e 55% maior em testes de múltiplos núcleos, se comparado ao iPhone 6.

Publicidade

Além disso, o teste confirma que o iPad Air 2 conta mesmo com 2GB de RAM, o que sem dúvida nenhuma vai melhorar muito a experiência de usuários que abrem muitas abas em navegadores, por exemplo. Outro cenário interessante para o uso desses 2GB de RAM foi levantado no MacMagazine no Ar #107: o tão esperado recurso de tela dividida em iPads, no qual usuários poderão vir a rodar dois ou mais apps simultaneamente.

Infelizmente este teste só nos dá informações da CPU, ou seja, as especificações técnicas da GPU do A8X nós só saberemos num outro momento.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Pay: para você pagar melhor — e também levar

Próx. Post

Chegou a hora de ver os ganhos de performance do iMac com tela Retina 5K topo-de-linha

Posts Relacionados