Anos após lançar a sua rede de publicidade, a Apple anunciou ainda ontem à noite que o iAd finalmente está disponível no Brasil — junto a outros 69 novos países em todos os continentes (totalizando, agora, 95 nações).
Desenvolvedores brasileiros já conseguiam há um tempo habilitar a veiculação de peças da rede iAd em seus aplicativos, mas a principal diferença agora é que anunciantes podem usar a ferramenta iAd Workbench para veicular suas campanhas no Brasil.
A plataforma é bem simples e basicamente requer a existência de um ID Apple. Anunciantes podem definir seu público-alvo, zonas de veiculação (incluindo o iTunes Radio também, por exemplo), criar seus anúncios (a própria Apple oferece ótimas ferramentas para tal) e definir o orçamento da campanha.
Ainda ontem respondemos uma pergunta de ouvinte no MacMagazine no Ar #109 exatamente sobre isso: será que vale mais a pena lançar um app gratuito, apoiado por propagandas, ou um pago (nem que seja de US$1) sem anúncios nenhum? A decisão final, muitas vezes, depende de experimentação prática — como testes A e B.
Apesar da novidade, o site oficial brasileiro do iAd ainda está todo em inglês.