Tem coisas que a gente simplesmente não consegue entender.
Ao lançar um novo sistema (seja ele móvel ou desktop), a Apple sempre pede para que desenvolvedores enviem rapidamente aplicativos preparados e adaptados para ele. Essa é uma ótima forma para divulgar os novos recursos disponíveis neles, já que usuários podem testar tudo na prática com esses aplicativos preparados.
Quando a Maçã lançou o iOS 8 e o OS X Yosemite, um dos primeiros a se preparar para eles foi a PCalc. Entre muitos recursos, a nova versão da calculadora tem um widget que pode ser colocado na Central de Notificações para facilitar as coisas para usuários. O problema é que, tempos depois, a Maçã resolveu encrencar justamente com essa função do aplicativo e pediu para que o desenvolvedor retire-a.
Apple has told me that Notification Center widgets on iOS cannot perform any calculations, and the current PCalc widget must be removed.
— James Thomson (@jamesthomson) October 29, 2014
A Apple me disse que os widgets da Central de Notificações do iOS não podem realizar nenhum
cálculo e que o atual widget da PCalc deve ser removido.
O chato é que as diretrizes da App Store não falam nada sobre essa impossibilidade de realizar cálculos na Central de Notificações. Para completar, a PCalc continua sendo promovida na loja de aplicativos da Maçã (dentro da sessão “Widgets para a Central de Notificações”).
Nada foi comentado sobre a versão do app para OS X. E, curiosamente, a própria Apple disponibiliza uma calculadora na Central de Notificações do seu sistema operacional desktop.
[via 9to5Mac]
Atualização, por Rafael Fischmann · 30/10/2014 às 15:31
E a Apple deu uma resposta não só rápida, mas positiva à polêmica: ela voltou atrás em sua decisão e, segundo noticiou o TechCrunch, não só não exigirá mudanças na PCalc como também permitirá que outros apps com widgets de calculadora entrem na sua loja.
Just had a phone call from Apple – decision has been reversed, no changes required to PCalc’s widget. Thanks to everybody for their support!
— James Thomson (@jamesthomson) October 30, 2014
O desenvolvedor sozinho talvez não teria conseguido muito com a Apple, mas como a coisa tomou uma proporção imensa na mídia/blogosfera, a empresa achou por bem reavaliar a sua decisão — que não fazia muito sentido, de fato, como observamos no artigo original.
Que bom.