O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedores criticam declarações de Tim Cook: “Fomos capados”

No que será que tudo isso vai dar?
South China Morning Post
Ícone da App Store

Já falamos aqui bastante sobre o depoimento de Tim Cook ao Congresso dos Estados Unidos como parte do inquérito que está investigando supostas práticas monopolistas da Apple (e de outras gigantes tecnológicas, como a Amazon, o Google e o Facebook).

Publicidade

Sabemos que, sobre a questão da App Store, o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Maçã se defendeu com base nos mesmos argumentos utilizados recentemente por Phil Schiller numa entrevista: os de que a loja nivelaria a concorrência ao oferecer condições iguais para todos, sem acordos especiais. O fato é que as reações dos desenvolvedores ao depoimento não foram lá muito boas.

O Business Insider reuniu declarações de alguns nomes importantes da indústria dos aplicativos e destacou algumas opiniões deveras enérgicas. Justin Payeur, presidente da National Education Technologies (criadora do app Boomerang), afirmou: “Dizer que [a App Store] é um ambiente vibrante e competitivo não é verdadeiro.”

Payeur citou ainda mudanças aplicadas pela Maçã no funcionamento do iOS que limitaram o funcionamento de aplicativos de controle parental, afirmando que as desenvolvedoras desse tipo de app foram “capadas” pela Apple.

Publicidade

Dustin Dailey, diretor da Eturi (criadora do OurPact, outro aplicativo de controle parental), classificou as regras da Maçã como “um alvo em movimento que não é aplicado igualitariamente a todos”. Ele afirmou o seguinte:

Nós temos a esperança de que a Apple vai reconhecer que não é a única desenvolvedora capaz de criar produtos com foco nos interesses do usuário, especialmente em relação a privacidade e segurança de dados. Esperamos que a empresa aja de acordo com as suas palavras e crie um nivelamento real para todos — incluindo eles próprios.

Quem também se pronunciou foi David Heinemeier Hansson, CEO da Basecamp — sim, aquela mesma desenvolvedora do aplicativo HEY, que gerou uma baita polêmica há alguns meses. Hansson citou a descoberta recente de um acordo entre a Apple e a Amazon, no qual a gigante de Jeff Bezos poderia pagar uma taxa menor à Maçã pelos assinantes do Prime Video.

“Ver Tim Cook dizer que todos são tratados igualmente quando claramente esse não é o caso não é um bom prospecto.” Bom, proferir falso testemunho na frente do congresso é bem pior do que “não um bom prospecto”. Vejam o replay, vejam ele fazer o juramento.

Mas enquanto esse detalhe é incrivelmente danoso para a Apple, e potencialmente coloca Cook na linha por perjúrio, é a mentira a olhos vistos que é ainda pior! A Apple não pode dizer que trata “todos da mesma forma” e ao mesmo tempo dizer que “só 16% dos apps pagam”!
As diretrizes da App Store fazem malabarismos argumentativos para permitir acordos e tratamentos especiais a torto e a direito. Aplicativos “somente leitura” que não leem nada, exceções puras e simples como “software de gerenciamento de classe”. É uma discriminação flagrante, não “tratar todos da mesma forma”.

Por isso é tão bom ver que @davidcicilline [presidente] e o resto do subcomitê estão se recusando a comprar o discurso da Apple assim, de cara. A presunção de benevolência se foi, a capa da suposta justiça caiu. Acho que Cook não percebeu onde se meteu.

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, foi outro a se pronunciar: em entrevista à Bloomberg, ele afirmou que “o campo de competição da Apple é o mais desigual da história dos produtos tecnológicos”.

Ou seja… já sabemos a argumentação e os pontos defendidos pelos dois lados. A bola, agora, está com o Congresso dos EUA. No que vocês acham que isso tudo vai dar?

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: EXIF Viewer, Neet Meeting Minutes, Moonlight Express: Fortnight e mais!

Próx. Post

Apple detalha requisitos para navegadores e clientes de email padrões no iOS 14

Posts Relacionados