O melhor pedaço da Maçã.

O triste fim do iPhone 5c

iPhones 5s e 5c

por Gustavo Jaccottet Freitas (advogado)

Publicidade

Sou um simples entusiasta da Apple. Quando acompanhei o lançamento dos iPhones em 2013, fiquei estupefato com a descontinuação do iPhone 5. Como sabemos, em seu lugar a Apple lançou dois novos modelos: um topo-de-linha (iPhone 5s) e um intermediário (iPhone 5c). Ao que parecia, se tratava de um aparelho mal acabado e extremamente apelativo, pois da mesma maneira que se pedia para a Maçã colocar no mercado aparelhos com telas maiores, havia uma parte dos consumidores que clamava por aparelhos coloridos.

iPhones 5s e 5c

Ao ler os rumores — publicados em diversos portais, como o MacRumors — de que a Apple vai encerrar a produção do iPhone 5c já em 2015 (sem especificar em que trimestre isso vai ocorrer), passei a refletir sobre alguns fatores imprevisíveis à Maçã. Talvez o principal deles tenha sido o sucesso dos aparelhos da Motorola — especialmente o Moto G, que apresenta um hardware intermediário mas capaz de competir em pé de igualdade com o iPhone 5c.

Publicidade

Outro elemento que me chamou a atenção foi um suposto preconceito por parte dos usuários mais conservadores em trocar um produto feito de alumínio anodizado por um com parte da carcaça em policarbonato e sem a opção de cores diferenciadas em volta do display (apenas a parte traseira e as laterais dos iPhones 5c são coloridas, enquanto que a parte frontal de todos eles é preta).

Eu possuo um iPhone 5c azul e confesso que o aparelho me agradou — e ainda me agrada. Apesar de ele possuir um hardware de 2012 (praticamente igual ao do iPhone 5, com algumas pequenas melhorias internas), há o suporte à rede 4G existente no Brasil. Além disso, o material “inferior” do 5c é extremamente resistente ao ponto de eu estar com o aparelho há mais de um ano e não ter precisado de case e/ou película.

Escrevo este pequeno artigo não como um manifesto contrário à Apple pela iminente “morte” do iPhone mais simpático que já integrou o rol dos smartphones da Maçã, mas confesso que gostaria de ver modelos de iPhones em mais cores que não cinza espacial, prateado e dourado.

Como havia dito acima, sou um simples entusiasta da Apple e estou extremamente satisfeito com o meu iPhone 6 de 64GB prateado. Mas quando olho para a bancada e vejo o meu iPhone 5c azul, que remete ao meu time do coração (Grêmio), fico com um certo dó. Parte da simpatia do iPhone vai se esvair com ele…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ressurge rumor sobre um “iPad Air Plus” com tela de 12,2 polegadas

Próx. Post

Novamente, chineses lançam ferramenta de jailbreak — esta compatível com o iOS 8.1.1 e até o iOS 8.2 beta

Posts Relacionados