O melhor pedaço da Maçã.

A bateria do seu MacBook está mostrando um alerta? Cuidado: ela pode dar uma de bote inflável!

Bateria inchada de MacBook Pro - ModShop.com

Caso você tenha um MacBook antigo, do tempo em que as baterias eram removíveis, melhor ficar atento a esta história: já é notório que, depois de um tempo, as baterias destas máquinas incham a ponto de deformar a carcaça, mesmo que sejam utilizadas racionalmente e estejam com mais de 80% de health. Contudo, uma coisa bem mais brutal pode acontecer quando o alerta “Service Battery” aparece no lugar do indicador de carga da barra de menus.

Publicidade

O pessoal da MethodShop se deparou com um alerta desses num MacBook Pro de 17 polegadas e sabiamente removeu a bateria na quinta-feira. Eis que, depois do fim de semana, ela ficou desta forma:

Bateria inchada de MacBook Pro - ModShop.com

Pronta pra descer as corredeiras, falta só o remo! Mais fotos no Flickr.

Publicidade

Assustador, né? Pelo menos não explodiu! Que sirva de lição: caso um alerta surja, pare de usar a bateria imediatamente e coloque-a num lugar seguro até você poder levá-la a uma Apple Retail Store (onde, dependendo do alinhamento dos astros e do humor do Genius, você pode receber uma nova no ato) ou descartá-la de forma adequada. Pelo telefone, você vai receber no máximo um “Baterias são como pneus…” e vão mandar você comprar outra (apesar de haver relatos de pessoas BEM insistentes que conseguiram uma troca assim).

E, por falar em descarte adequado, lembra que a Oxil é parceira da Apple em reciclagem de Macs e iPods aqui no Brasil? Pois bem, não espere poder descartar uma bateria velha com ajuda eles, pois só aceitam a máquina inteira. (Não me pergunte o porquê disso.) Convém até alertar que, caso você queira reciclar seu aparelho inteiro em vez de jogá-lo fora (por ele ter parado de funcionar completamente e não valer a pena um reparo), não perca tempo mandando um email para applecs@oxil.com.br, ligue direto pro 0800-772-3126. Pode soar surreal, mas nesse número eles atendem e são bem atenciosos; já no email, eu mandei uma mensagem há mais de um mês e. Nunca. Responderam. #FikDik

P.S.: Está chegando a época em que os primeiros MacBooks unibody com baterias seladas podem começar a inchar… fique ligado, pois se isso acontecer não vai dar pra simplesmente removê-las! Tomara que a Apple tenha aprendido a lição e essas baterias novas envelheçam de forma mais serena.

Publicidade

P.S.2: Sabia que o Banco Real tem um programa de sustentabilidade chamado Papa-Pilhas? Pois é — ao contrário da Oxil, eles cuidam do descarte adequado de baterias sem precisar levar seu Mac junto. 😛

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Blue Sky inspira-se nos relógios feitos com iPods nano, mas passa dos limites em sua interface

Próx. Post

MM na [Mac] App $tore: NetBound, Blackout Alarm, Oldschool Blocks, Awesome Screenshot e mais!

Posts Relacionados