O melhor pedaço da Maçã.

Opinião de leitor: o iCloud é excelente, mas ainda há coisas confusas e incompletas entre iOS e Mac OS X

Ícone do iCloud

Publicidade

por Antonio Peregrino

Desde que foi inaugurado, tenho usado e analisado o iCloud sob a ótica de usuário tanto do iOS quanto do Mac OS X. O serviço parece ter sido feito sob medida para iGadgets mas, na verdade, não é tão bacana quanto poderia ser no Mac.

Logo/ícone do iCloud

Vejamos:

  1. Documentos do iWork que sejam criados no iOS — em iPads ou iPhones/iPods touch — são automaticamente salvos no iCloud e podem ser modificados com gravação imediata e facílima, se essas modificações forem feitas em outros gadgets usando iOS. Porém, se quisermos dar continuidade ao trabalho no Mac já precisaremos fazer download do arquivo para o computador, trabalhar nele e… salvar no computador. Isso mesmo: ele não é salvo automaticamente no iCloud. Para isso, torna-se necessário abrir o web app do iCloud com o navegador e arrastar o arquivo para lá. Como esse arquivo hipotético já estava lá, feito originalmente no iOS, o iCloud deveria perguntar, no mínimo, se queríamos substituir o existente. Mas não!! Simplesmente aceita como um novo arquivo mesmo, que tenha nome idêntico ao anterior. A diferença fica apenas na data da edição. Quando for acessada pelo iOS, a versão mudará para 1, 2, 3 etc. Poxa, assim não é sincronização! E, além do mais, vai enchendo o iCloud com arquivos e arquivos e arquivos que são apenas versões atualizadas de um original. E, se a gente não prestar bem atenção nisso, pode reeditar no iPad ou iPhone uma versão mais antiga…
  2. Uma outra questão é, quando enviamos arquivos do Mac via web app do iCloud, o conteúdo não aparece. Vê-se apenas o ícone do Pages, do Numbers ou do Keynotes. O conteúdo só vai aparecer depois que o documento for aberto em um gadget com iOS. Por quê?!
  3. Trabalhei recentemente no Mac, numa planilha do Numbers. Usei recursos de formatação condicional e apliquei filtros… tudo isso se perde quando ele é baixado no Numbers do iPad ou iPhone (“a formatação condicional, cores de células, filtros… foram desativadas” diz a mensagem no gadget com iOS). Muito bem, continuei inserindo dados no iPad e… ao voltar para o Mac e fazer o download do documento, confirmei que perdi o trabalho mais elaborado das formatações e filtros (começa-se tudo de novo e vai se perder tudo de novo ao continuar no iPad/iPhone). Ou seja, seguindo essa linha, só é viável fazer uma planilha mais elaborada no próprio Mac… e não enviar para iCloud, para não perder o trabalho ao baixar num iGadget. Assim, não há colaboração do iWork no iOS com o iWork no Mac OS X.

Arquivos do iCloud no Mac e no iPhone

Apple, nós precisamos:

Publicidade
  1. Que documentos do iWork do Mac OS X também sejam gravados automaticamente no iCloud e com o mesmo nome (ele poderia incorporar o recurso de versões para os trabalhos que forem sendo feitos no Mac OS X e no iOS);
  2. Que o iWork no iOS aceite mais recursos do iWork no Mac OS X (nem estou falando de coisas elaboradas demais… mas a suíte do iOS está muito pobre, nesse sentido);
  3. Que o iCloud tenha recursos de edição para trabalharmos nos documentos em qualquer circunstância (mesmo sem estarmos com nosso Mac ou iGadget), como já ocorre, por exemplo, com Google Docs.

Isso tudo, sim, seria a nuvem funcionando pra valer.

Publicidade

·   ·   ·

Antonio Peregrino é médico e forte usuário de Mac e iOS em casa e no trabalho.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Intuit leva o aplicativo Quicken Essentials para a Mac App Store

Próx. Post

↪ Demanda pelo iPhone 4S finalmente se estabiliza com a oferta; todos os modelos estão disponíveis

Posts Relacionados