Que as lojas da Apple são lindas, isso todos nós já sabemos. Até as localizadas em shoppings são diferenciadas com seus painéis de vidros enormes — a Apple Retail Store do VillageMall está aí para não me deixar mentir.
Mas é inegável que as lojas de rua da Maçã têm um charme todo especial. E para provar que essa não é uma opinião apenas nossa, uma das últimas inauguradas pela Apple (na Turquia) ganhou os prêmios de Excelência em Engenharia Estrutural e de Estrutura Comercial ou de Varejo.
Esta mais recente iteração de um projeto com estrutura de vidro fornece a forma mais pura possível dentro dos limites de fabricação atuais do material. Painéis de vidros únicos limpos, com nenhuma conexão para distrair o olho, 10m de comprimento por 3m de altura em quatro lados, fornecendo uma forma estrutural eficiente, capaz de resistir a cargas sísmicas e proporcionando total transparência e pureza arquitetônica. O telhado ultra-fino e leve, feito de painéis de CFRP (carbon fibre reinforced plastic, ou fibra de carbono plástico reforçado) perfeitamente encaixado no local, oferece um intradorso uniforme completamente liso e, ao mesmo tempo, melhora o desempenho sísmico de toda a estrutura. Em um projeto tão minimalista no qual os detalhes requerem atenção particular, o resultado é uma ausência total de fixações, com os cinco painéis fixados juntos apenas com silicone estrutural.
Os juízes acharam que a loja da Maçã é um exemplo supremo de colaboração entre o engenheiro e o construtor, ao conseguir uma excelente estrutura de arquitetura minimalista. O uso de painéis individuais de vidro temperado laminado para suportar um ultra-fino telhado feito de CFRP, leve, sem fixações (apenas com silicone estrutural), leva a tecnologia de vidro estrutural a uma nova dimensão. De acordo com eles, “um projeto no qual apenas a excelência em engenharia e atenção aos detalhes pode produzir um resultado de tal simplicidade e pureza de expressão.”
Parabéns à Maçã e, é claro, ao designer estrutural (Eckersley O’Callaghan) e aos engenheiros/arquitetos (Foster + Partners) responsáveis pela Apple Store – Zorlu Center.
· · ·
E por falar em design único, veja que interessante esse detalhe da Apple Store – New Haven, destacado pelo ifoAppleStore:
Esses brasões (no total são 12) estão fixados na parede lateral exterior da loja e representam as residências oficiais da Universidade de Yale, que detém a propriedade onde a loja se encontra.
É bem verdade que outras lojas também contam com particularidades interessantes — como a Apple Store – Ópera (em Paris, na França), que no andar de baixo tem um cofre enorme o qual foi mantido pela empresa e transformado numa área para venda de acessórios. Mas nenhuma outra loja da Maçã tem algo assim, anexado, representando uma outra empresa ou instituição.
[via MacRumors]