O melhor pedaço da Maçã.

Relembrar é viver: dez dicas para ter em mente ao usar seu iPad

O pessoal do Gizmodo publicou uma lista com dez dicas bem interessantes para os usuários de iPads. Poucas coisas nessa lista são inéditas, afinal de contas, usar esta tablet é quase a mesma coisa que usar um iPhone/iPod touch — e isso, meus caros, está longe de ser uma desvantagem. Em todo caso, vale relembrar estes macetes e aprender uma ou outra coisa nova.

Publicidade

Papel e caneta à mão Inicie seu app Notes e tome nota!

  1. Reinício forçado: algum app travou? Natural, pois até ontem a maioria dos desenvolvedores não teve um iPad de verdade para testar seus aplicativos. (Se for o iPhone OS ou um app nativo causando problemas, mande pra nossa sessão Mac #FAIL! Veja a dica 6.) Para sair de um app travado, segure o botão de desligar até o slider vermelho aparecer e então pressione e segure o botão Home até você estar de volta à tela inicial. Caso queira reiniciar completamente o iPad, segure Home e Sleep por alguns segundos até o gadget desligar e religar.
  2. Seleção anabolizada: em vez de usar os marcadores para selecionar uma porção grande de texto, toque um parágrafo quatro vezes para que ele seja todo selecionado. Desta forma, você pode copiar uma porção grande de texto ou apagar algo que se arrependeu de ter escrito no Mail (tipo, “O problema não é você, sou eu…”).
  3. Importe seus próprios livros: a iBookstore é uma beleza, mas que tal importar seus próprios livros para o iPad? Simples! Basta que eles estejam no formato ePub e livres de DRM. Caso não seja esse o caso para suas obras, você pode convertê-las usando algum programa, como o Calibre ou o Sigil. Curte os clássicos em inglês? Lembre de visitar o Projeto Gutenberg e a seção de gratuidades na livraria da Apple!
  4. Mudo: o botão de silêncio pode ter sido magicamente transformado em uma alavanca para travar a rotação da tela, mas a função de silenciar seu iPad continua lá! Basta pressionar o botão de reduzir volume continuamente por dois segundos e Boom!… ou melhor, *!, silêncio.
  5. Não compre porta-retratos digitais: quando o iPad está travado, há um botãozinho à direita do Slide to Unlock. Pressione-o e o gadget se transforma num porta-retratos digital, exibindo um slideshow das suas imagens. Você ainda pode ajustar as configurações dele no menu Settings, então use a criatividade e dê um bom uso ao seu gadget enquanto ele recarrega!
  6. Screenshots: assim como em iPhones/iPods touch, se você pressionar Home & Sleep simultaneamente (ou apertar um enquanto segura o outro, o que é mais fácil), o iPad salva a tela na biblioteca de imagens, podendo ser importada posteriormente ao sincronizar, enviada por email ou usada em qualquer app que importe imagens.
  7. De volta ao topo: então você leu um texto longo num site, mas quer voltar ao início. A barra de status que está (quase) sempre no topo dos gadgets que rodam o iPhone OS tem uma função especial. Basta tocá-la e você vai imediatamente ao topo da página/lista/documento em que estiver, em praticamente qualquer app! Muito útil, eu uso isso o tempo todo.
  8. Preview de emails: quer ver um snippet maior das suas mensagens no Mail? Vá a Settings e configure-o para exibir até cinco linhas.
  9. Teclado virtual + físico: então você não comprou o dock com teclado, que tem teclas especiais para controlar o iPad, afinal de contas, você já tem um teclado Bluetooth da Apple. Saiba que a função de trazer o teclado virtual à tela do iPad (para inseria um símbolo, por exemplo) pode ser acessada usando a tecla Eject.
  10. Converta seus vídeos: a tela do iPad é maravilhosa, mas a tablet não processa filmes com resolução maior que 720p. Isso significa que você precisará reduzir os arquivos antes de sincronizá-los. Ah, e se seus vídeos favoritos não estiverem em H.264 você terá que convertê-los!
  11. One more thing: o dock do iPad é maior que o de iPhones/iPods touch! Nele cabem seis apps, em vez de quatro.

Muitas destas dicas, como eu disse no começo do post, valem para iPhones e iPods touch, então faça bom proveito delas! Aos que já tiverem o iPad em mãos, mais dois toques: 12. compartilhe novas dicas nos comentários, e 13. coloque um ramo de arruda atrás da orelha, pra combater a inveja de milhares de macmaníacos! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pessoa sedenta por atenção destrói iPad com taco de beisebol (NAPPS)

Próx. Post

PCWorld realiza teste de resistência com iPad e conclui: compre uma case protetora!

Posts Relacionados