O mundo está cada vez mais social. E falando especificamente do mundo móvel, cada vez mais centralizado em apps do que qualquer outra coisa. Ao parar e refletir sobre o assunto, percebemos que a forma como lidamos (armazenamos e gerenciamos) contatos no iOS está pra lá de ultrapassada. Pense só: com exceção de uma maquiagem aqui e outra ali, o app Contatos (Contacts) está praticamente igual ao que vimos quando Steve Jobs apresentou ao mundo o iPhone, há oito anos.
Pensando nisso, o designer Frank Costa resolveu repaginar a forma como lidamos com nossos contatos no iPhone. O resultado, ao menos para mim, ficou ótimo!
O desafio é difícil, mas Costa imagina algo em que todas as nossas contas em redes sociais (WhatsApp, Snapchat, etc.) estariam de alguma forma associadas ao nosso ID Apple, seja com a própria empresa centralizando essa informações (algo ruim levando em consideração as preocupações com privacidade) ou, quem sabe, armazenadas em alguma solução de código aberto que poderia ser facilmente conectada ao ID Apple. Dessa forma, seria bem fácil organizar seus identificadores e achar seus amigos em todas essas redes.
A primeira ideia do designer é, de certa forma, substituir uma das novidades do iOS 8: os atalhos para contatos favoritos e recentes que aparecem ao darmos dois cliques no Botão de Início. Para Costa, faz muito mais sentido apresentar os contatos ao “puxarmos” a tela de cima para baixo, ativando o Spotlight (a busca do iOS).
A opção de busca continuaria lá. Mas além dela, nós veríamos todos os nossos contatos ali, a um toque de distância. Mas o legal mesmo é o que acontece ao tocar num desses contatos.
Em vez de lista com telefones, emails, endereços e tudo mais, todas as informações seriam apresentadas de uma forma bem mais visual. Números de telefones, emails, Twitter, WhatsApp, Snapchat, Facebook, endereços… tudo isso continuaria lá, mas de uma forma bem mais agradável e com base em apps.
Mais do que isso, seria possível navegar pelas notificações atreladas a um determinado contato. Recebeu uma ligação, um email, uma mensagem direta (Twitter) ou uma iMessage do fulano? Tudo estaria lá, listado dentro do próprio contato, numa área dedicada às notificações.
Muito bacana, não é mesmo? Gostaria muito de ver a Apple implementando algo assim no iOS 9. Sem dúvida nenhuma, nossa agenda merece.
[via Cult of Mac]