Em meio a diversos rumores sobre um carro da Apple, é natural que a imprensa vá atrás de possíveis futuras concorrentes para saber o que pensam. O site australiano motoring.com.au falou com ninguém menos que Dieter Zetsche, CEO da Mercedes-Benz.
Dieter Zetsche, CEO da Mercedes-Benz | Darren Brode, via Shutterstock.
É mais do que natural que um executivo desse calibre não se mostre afetado por rumores. Mas a forma como Zetsche respondeu às indagações foi um tanto curiosa.
Se houvesse um rumor que a Mercedes ou a Daimler planejam começar a fabricar smartphones, eles [a Apple] não perderiam o sono. O mesmo aplica-se a mim.
E isso é com total respeito à Apple. Isso é o que eu estou dizendo.
Assim como outros na indústria, Zetsche não acha “racional” a Apple mergulhar nesse segmento pois as margens seriam muito baixas. Isso faz total sentido, mas foi a mesma Apple que mudou esse paradigma ao lançar o iPhone e ela continua hoje sendo praticamente a única que lucra no mercado móvel.
Ora, diziam também o mesmo sobre a expertise da Apple em computadores antes de ela lançar um telefone celular ou um tablet. Não que o sucesso do iPhone ou do iPad signifique que absolutamente tudo o que sair de Cupertino vingará, mas bons precedentes ela tem e a equipe que teria montado para o projeto parece ser de primeira.
Em uma nota relacionada, o designer Marc Newson — colega de Jony Ive na Apple — chegou a criar um conceito de carro para a Ford, em 1999:
Não que isso queira dizer alguma coisa sobre o “Apple Car”, mas é interessante.