O melhor pedaço da Maçã.

Apple e AT&T são alvos de investigação do Departamento de Justiça norte-americano

iPhone trancado na AT&T

Em uma matéria publicada hoje, o The Wall Street Journal informa que o Departamento de Justiça norte-americano iniciou uma análise do setor de telecomunicações para determinar se as duas principais companhias — AT&T e a Verizon Communications, que juntas dominam 90% das linhas fixas e 60% dos números de celular — estão abusando do seu poder mercadológico alcançado nos últimos anos. Por enquanto o processo ainda é apenas uma pesquisa inicial, ou seja, nenhuma operadora especificamente está sob investigação e não se sabe se ele se tornará oficial.

Publicidade

iPhone e AT&T

Uma das principais áreas que será investigada é uma prática muito utilizada por ambas (e que pode estar prejudicando competidores menores): os acordos de exclusividade com fabricantes de aparelhos, entre eles a Apple. Recentemente, vários senadores norte-americanos enviaram cartas à Comissão Federal de Comunicações para que ela investigasse esse tipo de prática.

Outro ponto que poderá ser foco das investigações é a restrição indevida que as operadores impõem sobre os tipos de serviços que outras empresas podem oferecer em sua rede — a App Store e os mais de 50 mil aplicativos são uma grande vantagem competitiva que a AT&T possui contra suas rivais.

Publicidade

Esta é a segunda vez — apenas este ano — que a Apple (mesmo que de forma indireta) passa por algum tipo de investigação federal sobre antitruste. Em maio, a Comissão Federal de Comércio iniciou uma investigação para averiguar o relacionamento entre as mesas diretoras do Google e da companhia de Cupertino — as duas empresas compartilham dois de seus diretores, Eric E. Schmidt, chefe-executivo do Google, e Arthur Levinson, antigo CEO da Genentech.

[Via: Apple 2.0.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Analista: negociações entre Apple e China Unicom progridem, mas China Mobile não está fora da jogada

Próx. Post

Photo Recovery é um aplicativo para recuperação de imagens (incluindo arquivos PSD)

Posts Relacionados