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Apple estaria limitando mercado de navegadores e jogos na nuvem, diz CMA

mundissima / Shutterstock.com
Logo da Apple e da CMA

Como parte de sua grande investida contra os monopólios na seara da tecnologia, o Reino Unido anunciou que também investigará o controle da Apple e do Google sobre o mercado de navegadores móveis, com foco particular em jogos na nuvem no caso da Maçã.

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Nesta semana, a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (Competition and Markets Authority, ou CMA) anunciou que as respostas a uma consulta pública de junho revelaram “apoio substancial” para uma investigação completa sobre uma suposta restrição da concorrência nesses setores.

Muitas empresas do Reino Unido e desenvolvedores da web se sentem impedidos por restrições impostas pela Apple e pelo Google. Quando a Lei de Mercados Digitais estiver em vigor, é provável que resolva esse tipo de problema. Enquanto isso, estamos usando nossos poderes para resolver os problemas onde pudermos. Planejamos investigar se as preocupações que ouvimos são justificadas e, em caso afirmativo, identificar medidas para melhorar a concorrência e a inovação nesses setores.

Mais precisamente, desenvolvedores web reclamaram que as restrições da Apple, combinadas com o “subinvestimento sugerido em sua tecnologia de navegador” (o WebKit), levam a custos adicionais e frustração, pois eles precisam “lidar com bugs e falhas ao criar páginas e não têm escolha a não ser criar aplicativos móveis sob medida quando um site pode ser suficiente”.

Além disso, a Apple proíbe jogos na nuvem por meio da App Store, a menos que cada jogo tenha seu próprio aplicativo para revisão de conteúdo. Nesse sentido, se torna praticamente inviável para os serviços de streaming de jogos enviar centenas ou milhares de jogos individualmente para a loja da Maçã.

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Como parte da investigação, que se estenderá por até 18 meses, a CMA poderá solicitar informações abrangentes da Apple para implementar soluções que podem exigir que a empresa faça alterações no funcionamento dos seus sistemas.

As empresas e organizações ​​que apoiaram a investigação incluem: DuckDuckGo, Electronic Frontier Foundation, Meta, Microsoft, Mozilla e Vodaphone. A Apple, naturalmente, defendeu sua posição, apoiando-se principalmente na segurança e em outras questões de conveniência do usuário.

Continuaremos a nos envolver construtivamente com a Autoridade de Concorrência e Mercados para explicar como nossa abordagem promove a concorrência e a escolha, garantindo que a privacidade e a segurança dos consumidores estejam sempre protegidas.

Veremos no que (mais essa) investigação dará.

via POLITICO

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