O melhor pedaço da Maçã.

Acompanhe o que acontece em cada canto de sua cidade com o app “Onde Fui Roubado”

Assalto

Como um bom carioca — ou brasileiro, como preferirem —, me senti na obrigação de falar sobre este aplicativo.

Publicidade

Desculpe, app não encontrado.

O “Onde Fui Roubado” é uma plataforma social colaborativa que mapeia roubos, furtos e outros tipos de crimes em cidades brasileiras. Todos os registros são sinalizados em um mapa de maneira anônima, gerando assim dados públicos que ajudam os usuários a conhecerem áreas com altos índices de criminalidade em sua localidade. Hoje o “Onde Fui Roubado” já se configura como maior plataforma colaborativa na área de segurança pública do mundo, disponibilizando ao seu usuário registros de crimes em mais de 800 cidades no Brasil.

Eu tomei um susto ao abri o app e ver a quantidade enorme de denúncias feitas em bairros próximos aqui de casa. É o típico aplicativo que a gente não gostaria de usar, mas que, por conta da insegurança em que vivemos, é bastante útil.

Passeando pelo mapa dá para ver todos os crimes registrados. Se você está planejando ir a um determinado lugar andando, por exemplo, dá para ver se naquela região existe muito assalto a pedestres. Vai passear de bicicleta por algum lugar? É possível checar se ciclistas costumam ser assaltados no caminho que você escolheu. Tocando em uma das denúncias você pode ver exatamente a descrição que a pessoa colocou, o horário do roubo, o que foi levado, entre outras coisas.

Assalto

Assalto, via Shutterstock.

Publicidade

Mais do que isso, todas as cidades contam com uma página de estatísticas muito bacana. Lá, vemos a compilação de todos os registros indicando o prejuízo estimado (soma dos valores dos objetos roubados), a porcentagem de pessoas que registrou um boletim de ocorrência, de homens e mulheres assaltados, se os crimes foram cometidos de dia ou de noite, os tipos de crimes mais cometidos (usando o Rio de Janeiro como exemplo, assalto a mão armada domina com 50%), os objetos mais roubados (celular está em primeiro com 30%), os bairros mais perigosos (Centro), entre outras informações importantes.

Publicidade

Você pode ver todas essas informações de diversas cidades brasileiras e, é claro, ajudar a comunidade enviando a sua denúncia caso infelizmente você seja assaltado. Para completar, o app conta ainda com umas dicas de segurança bem legais que muitas vezes esquecemos por achar que “somos locais e que precisamos nos preocupar com isso”.

YouTube video

Esse é mais um daqueles apps que precisam da colaboração de todos para se tornar um serviço cada vez mais útil e relevante. Se você não tem um iPhone, sabia que é possível visualizar todas essas informações e/ou registrar sua denúncia também pelo site do “Onde Fui Roubado”.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Imagem da semana: comparativo de placas lógicas (MacBook Air vs. novo MacBook vs. iPhone 6)

Próx. Post

“Passe raiva” e divirta-se jogando Let it Rainbow

Posts Relacionados