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Pixar libera gratuitamente o RenderMan, motor de renderização das suas animações

Em meados de 2014 a Pixar anunciou que liberaria o RenderMan (motor de renderização próprio utilizado nas animações da empresa e em muitos filmes de Hollywood). Após um pequeno atraso, eis que ele está agora disponível para todos!

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Pixar

A regra é simples: todos podem utilizar o software desde que não seja para fins comerciais. O bacana é que a versão é totalmente funcional (isso é, sem marca d’água ou nenhuma outra limitação que estamos acostumados a ver no mercado) — a empresa colocou no ar um FAQ (frequently asked questions, ou perguntas frequentes) tirando muitas das dúvidas que podem surgir.

Conforme noticiou o Ars Technica, a Pixar exige que você crie uma conta no fórum oficial do RenderMan e forneça um endereço de email válido. Feito isso, você recebe um pacote de instalação que faz o download de tudo que você precisa para rodar o software (seja para OS X, Windows ou Linux).

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Vale notar que estamos falando do motor de renderização de animações — ninguém vai baixar o RenderMan e sair por aí criando animações. Para isso, é preciso ter também um software de animação/modelagem 3D como o Maya (da Autodesk) ou o Katana (da The Foundry). Suporte aos softwares Cinema4D, Houdini, 3DS Max, Modo, Rhino e Lightwave estão a caminho; já para Blender e Nuke, não há previsão.

[via Tecnoblog]

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