O melhor pedaço da Maçã.
Tim Cook

Tim Cook fica em primeiro na lista dos “50 Grandes Líderes” da Fortune

Depois de ser eleito “CEO do Ano” pela CNN, “Personalidade do Ano” pelo Financial Times e estar entre os finalistas da “Pessoa do Ano” pela TIME, Tim Cook ficou agora em primeiro na lista de “50 Grandes Líderes” da Fortune.

Publicidade

Em um grande perfil publicado sobre o executivo, a Fortune fala dos desafios que Cook teve para substituir uma lenda no cargo de CEO da Apple (Steve Jobs) e os aprendizados que ele teve após assumir o cargo máximo da Maçã — como por exemplo, servir de escudo para que sua equipe trabalhe sem se preocupar, focando exclusivamente em criar ótimos produtos/serviços.

O perfil, é claro, também fala de todos os avanços da empresa sob o comando de Cook, como o ótimo desempenho das ações, a enorme quantidade de dinheiro que a empresa tem em caixa, os recordes de vendas de iPhones, entre outras coisas.

Uma parte do texto que chamou atenção foi, sem dúvida, o erro de ter contratado John Browett1Ele foi demitido pouco tempo depois por não ter se encaixado na cultura da empresa.. Para Cook, este foi um lembrete do quão importante é ter pessoas que entendem a cultura da empresa. O problema, de acordo com ele, é que se leva algum tempo para aprender isso já que, como CEO, a pessoa está envolvida em muitas coisas/áreas — consequentemente, nenhuma delas acaba recebendo a atenção que merece.

Tim Cook

Felizmente, parece que Cook acertou ao demitir Browett e contratar Angela Ahrendts (ex-CEO da Burberry). Agora, como Cook conseguiu convencer Ahrendts a deixar seu posto na Burberry e se mudar para Cupertino? Aparentemente sendo Tim Cook.

Publicidade

Eu simplesmente amei sua integridade, seus valores. Nada que qualquer um possa escrever, falar ou fazer fará ele deixar de fazer a coisa certa. Não apenas para a Apple, mas para os empregados, para comunidades, para países. O mundo precisa de mais líderes como Tim.

Angela Ahrendts, vice-presidente sênior da Apple.

Cook também não poupou elogios a ela, dizendo que Ahrendts se ajustou perfeitamente à cultura da Apple. “Em uma semana eu senti como se ela já etivesse aqui há um ano. E agora parece que ela está aqui há vários anos. Quando você começa a terminar a frase do outro, isso é um indício muito bom.”

Publicidade

O executivo também comentou sobre a maior abertura que deu para a empresa e seus vice-presidentes como um todo. Para Cook, no final das contas, essa maior exposição na mídia é benéfica para a Apple a longo prazo. Ele também comentou que a decisão compartilhar com o mundo a sua orientação sexual não foi fácil, e que ele só fez isso pois sabia que ajudaria muitas outras pessoas.

O CEO da empresa mais valiosa do mundo, é claro, precisa ser muito bem pago. Mas Cook demonstrou que suas pretensões são maiores do que ser rico. Além de bancar a vida educacional do seu sobrinho de 10 anos, Cook quer doar toda a sua fortuna ao longo da vida. Na verdade ele disse que já começou a fazer isso de forma discreta, fora dos holofotes, mas que planeja desenvolver uma abordagem sistemática com relação a filantropia em vez de simplesmente sair por aí assinando cheques para quem precisa.

Publicidade

O perfil da Fortune traz isso e muito mais sobre Cook — aos interessados, vale a pena ler. Caso você queira dar uma olhada nos outros 49 líderes escolhidos por ela (que incluem Bill e Melinda Gates, Elon Musk, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e outros do setor de tecnologia, basta visitar esta página.

[via 9to5Mac]

Notas de rodapé

  • 1
    Ele foi demitido pouco tempo depois por não ter se encaixado na cultura da empresa.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: WidgeTunes, Fantastical 2, Call of Duty: Strike Team e mais!

Próx. Post

Tangent é o app grátis da semana oferecido pela Apple, baixe agora!

Posts Relacionados