O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Jay Z

Jay Z afirma que Apple tentou “roubar” artistas do seu novo serviço de streaming de músicas

Recentemente o músico e empresário Jay Z adquiriu a Aspiro, uma empresa sueca de tecnologia que tinha em seu catálogo dois serviços de streaming de músicas/vídeos (WiMP e Tidal), por US$56 milhões. Nesta semana, ele relançou o Tidal1 com o intuito de mudar o panorama desses serviços e suas relações com músicos.

Publicidade

As pessoas realmente acham que música é algo gratuito, mas pagam US$6 por uma [garrafa de] água. Você pode beber água gratuitamente da torneira e é bom água2. Mas as pessoas acham “Ok” pagar por isso. É apenas como funciona agora a mentalidade.

Jay Z.

Mas por que estamos falando disso? Por duas coisas. A primeira, é claro, é a relação do Tidal com a Apple. Como sabemos, a Maçã pretende reformular o Beats Music, serviço de streaming de músicas adquirido por ela no passado.

Jimmy Iovine (cofundador da Beats) é agora um dos responsáveis por desenhar a estratégia da Apple no mercado musical. Sabemos que a Apple tem um peso importantíssimo nesse mercado, ainda mais agora depois que Iovine, Dr. Dre e companhia se juntaram à empresa. E como Iovine tem um ótimo relacionamento com músicos, o relançamento do Tidal não passaria despercebido por ele.

Publicidade

Em uma entrevista para a Billboard, Jay Z — que tem um relacionamento profissional com Iovine há anos — afirmou que conversou com o executivo da Apple, deixando claro sua opinião de que a equipe da Apple/Beats fará coisas incríveis, mas que não é preciso ninguém perder para eles ganharem (se referindo à tentativa de Iovine de “roubar” os grandes artistas do Tidal para o futuro serviço de streaming da Apple).

Jay Z deixou claro que entende ser algo do mercado, intrínseco à concorrência. Mas que Iovine deveria olhar para o panorama geral, já que não se trata de Apple contra Tidal — e sim do formato atual de como as coisas funcionam para artistas e a tentativa de mudar esse panorama.

A segunda é que, independentemente da natureza do Tidal e do intuito com que ele foi relançado3, pelo visto Jay Z e sua equipe não pensaram muitos nos designers que criaram a interface do Spotify, conforme mostrou o 9to5Mac.

TIDAL vs. Spotify

Acima podemos ver um comparativo entre a interface web do Tidal e a do Spotify. Alguém pisou na bola, feio…

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
App Todoist para iOS

Organize as suas tarefas com o aplicativo Todoist, agora em sua versão 10

Próximo Artigo
iFlicks2

Ofertas do dia na App Store: iFlicks 2, Gumdrops, Eddy Cloud Music Pro e mais!

Posts Relacionados