O melhor pedaço da Maçã.

Review: CleanMyMac 3, otimizado para o OS X Yosemite, é lançado com ótimas novidades! [atualizado]

Apesar de o OS X ser um sistema simples e intuitivo, que não precisa de manutenções periódicas para continuar rodando de forma satisfatória, eu sempre gostei bastante de ter esse tipo de controle sobre o sistema. Não gosto, porém, de me aventurar com scripts, comandos no Terminal e tudo mais, por isso sou um fã de carteirinha do aplicativo CleanMyMac, desenvolvido pela MacPaw.

Publicidade

Ícone do app CleanMyMac 3 para OS X

Uso o app desde a sua versão 2 e fiz o review dele aqui no site há cerca de dois anos1Recomendo a leitura até para um entendimento melhor deste novo review.. E hoje estou de volta para falar sobre a versão 3 dele.

Eu não esperava muita coisa do CleanMyMac 3, por um simples motivo: a versão 2 me atende muito bem. Esperava, sim, um visual mais condizente com o OS X Yosemite e um ou outro novo recurso para justificar a mudança. Mas o que a MacPaw fez me impressionou. Eles praticamente dobraram os recursos do aplicativo, tornando-o ainda mais essencial para quem tem um Mac com HDD/SSD limitado ou que simplesmente gosta de ter esse tipo de controle do sistema.

Publicidade

Antes, usuários contavam com oito opções: Limpeza Inteligente (um panorama geral do que pode ser removido/otimizado no seu Mac), Sistema (idem, porém destinado apenas aos arquivos do sistema; seus arquivos pessoais não entram aqui), Fundo do Baú (seus arquivos mais pesados/esquecidos no Mac), Limpeza do iPhoto (é possível, por exemplo, remover fotos giradas para economizar espaço), Lixos (limpe o Lixo do OS X e do iPhoto de uma vez só), Desinstalador (apague apps e leve junto as “sujeiras” que eles deixam no sistema), Extensões (forma fácil de remover extensões, plugins, widgets, etc.) e Triturador (apague documentos sem deixar rastros).

App CleanMyMac 3 para OS X

Agora, além de manter essas opções (mesclando algumas em uma só), existem mais duas novas relacionadas a limpeza:

Publicidade
  • Anexos do Mail: apaga anexos (fotos, documentos, arquivos comprimidos, filmes, músicas, etc.) de todas as contas cadastradas no Mail, cliente padrão de email do OS X.
  • iTunes: remove apps, backups, atualizações de software do iOS e downloads incompletos.

Por ter uma interface muito intuitiva, é bem fácil ter o controle total sobre o que será removido ao clicar no botão “Limpar”. Mas além dessas novas opções de limpeza, o CleanMyMac 3 se destaca mesmo pelas novas opções de manutenção/otimização do OS X, bem como de visualização de características essenciais do Mac.

O app agora conta com as opções:

  • Manutenção: executa scripts de manutenção do OS X, repara permissões do disco, verifica o disco de inicialização, melhora/acelera o desempenho do Mail, reconstrui o banco de dados dos itens de início, reindexa o Spotlight e renova o cache do DNS.
  • Privacidade: apaga cookies, histórico, senhas, downloads e muito mais dos navegadores/mensageiros instalados no Mac.

App CleanMyMac 3 para OS X

Há também a nova opção Painel (um botão que fica no canto superior direito), a qual traz informações sobre o armazenamento do Mac, a utilização da RAM, a bateria2Repare que existe um botão para liberar memória. e o processador. Como a principal premissa do app é salvar espaço no seu Mac, é bom poder ver por ele mesmo quanto de espaço você ainda tem disponível no drive.

Esse novo recurso do app torna praticamente desnecessário a utilização de outros utilitários específicos — como por exemplo, o StatsBar, que eu praticamente abandonei aqui depois que comecei a usar o CleanMyMac 3.

Publicidade

Sem dúvida, estamos falando de uma evolução mais do que bem-vinda para um aplicativo que, na minha opinião, é essencial! Por conta do lançamento, o CleanMyMac 3 está em promoção, com 50% de desconto (US$20 em vez de US$40).

Atualização · 07/04/2015 às 12:13

Muitos leitores nos informaram que não estão conseguindo colocar o aplicativo em português. Realmente existe um truque para isso.

Preferências do Sistema em português

Como podem ver na imagem acima, é preciso colocar o idioma “Português (Brasileiro)” como o principal. Para isso, vá em Idioma e Região dentro das Preferências do Sistema, clique no “+”, procure o “Português (Brasileiro)” e adicione-o à lista, colocando-o no topo para que ele fique como o principal.

Outro app que só fica traduzido para o português dessa forma é o Skype. Por isso, aqui, eu deixo sempre essa ordem mostrada na imagem acima. 😉

Notas de rodapé

  • 1
    Recomendo a leitura até para um entendimento melhor deste novo review.
  • 2
    Repare que existe um botão para liberar memória.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chefona de varejo da Apple quer reduzir filas em lojas estimulando compras online

Próx. Post

Com o app Rectag, você faz gravações de áudio e adiciona marcações com toques na tela do iPhone ou do Watch

Posts Relacionados