O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Dica: sincronize seus arquivos na nuvem sem ocupar espaço no Mac

por Roberto Freitas [@batboymac]

Publicidade

Ao ouvir o MacMagazine no Ar #125, na parte de leitura de emails, surgiu uma dúvida: seria possível ocupar espaço no iCloud sem ocupar o mesmo espaço no Mac? Pois bem, tenho uma boa e uma má notícia.

A má é que, infelizmente, que eu saiba, com o iCloud isso ainda não é possível. Mas a boa é que com outros serviços mais populares de armazenamento de arquivos na nuvem — incluindo Dropbox, Google Drive, Amazon Cloud Drive, Box, etc. — isso pode, sim, ser feito.

Tudo graças ao odrive, um app para OS X e Windows que consolida a sincronização da maioria desses serviços, incluindo também Gmail, FTP, Facebook e Instagram.

odrive

O app é gratuito e, para começar, basta instalá-lo no seu Mac. Um ícone surgirá na barra de menus e uma pasta do odrive será criada no seu usuário.

Publicidade

Pois bem, ao clicarmos no ícone da barra temos diversas opções de sincronização em “Add Link”. Ao selecionar, por exemplo, o Google Drive, uma caixa de login aparece para você logar e permitir acesso à sua conta. Feito isso, o odrive cria dentro da sua pasta uma sub-pasta para o Google Drive, só que ele *não* baixa todos os arquivos para sua máquina. O odrive cria atalhos para eles que, ao serem abertos pelo Finder, sincronizam a pasta ou arquivo localmente com o seu drive.

O odrive trabalha com uma maneira de sincronizar chamada Progressive Sync, ou seja, ao sincronizar uma pasta apenas ela e seus arquivos mais leves são baixados. Para as sub-pastas e arquivos mais pesados são criados atalhos (alias) nos quais você tem que clicar para, aí sim, baixá-los para a sua máquina.

Publicidade

O legal disso tudo é que você pode editar seus arquivos, salvar e, após isso, o odrive se encarrega de sincronizar tudo com a nuvem novamente.

Após tudo estar sincronizado, basta você clicar com o botão direito sobre a pasta e escolher a opção odrive » Unsync Folder para que o odrive apague os arquivos locais e transforme-os em atalhos, liberando imediata e instantaneamente espaço no seu drive.

Publicidade

Não há perigo nenhum de ele apagar acidentalmente arquivos que não foram sincronizados, pois o odrive lhe avisa caso isso aconteça — e é você quem determina o que fazer.

Mas nem tudo são flores: uma coisa que não gostei é que, uma vez criado os atalhos referente aos seus arquivos eles não podem mais ser movidos pois, se fizer isso, o odrive não conseguirá sincronizar mais e você terá que baixar tudo de novo pelo browser.

Recomendo o odrive para aqueles que querem manter todos os seus arquivos na nuvem sem ocupar espaço na máquina, mas ainda querem ter fácil acesso a eles.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Porta de diagnóstico do Apple Watch

Apple Watches expostos em Retail Stores ainda contam com uma porta escondida para diagnóstico

Próximo Artigo
iPhone 6 vs. Galaxy S6

Vídeo: iPhone 6 e Galaxy S6 são colocados lado a lado em teste de resistência

Posts Relacionados