O melhor pedaço da Maçã.

Dica: sincronize seus arquivos na nuvem sem ocupar espaço no Mac

por Roberto Freitas [@batboymac]

Publicidade

Ao ouvir o MacMagazine no Ar #125, na parte de leitura de emails, surgiu uma dúvida: seria possível ocupar espaço no iCloud sem ocupar o mesmo espaço no Mac? Pois bem, tenho uma boa e uma má notícia.

A má é que, infelizmente, que eu saiba, com o iCloud isso ainda não é possível. Mas a boa é que com outros serviços mais populares de armazenamento de arquivos na nuvem — incluindo Dropbox, Google Drive, Amazon Cloud Drive, Box, etc. — isso pode, sim, ser feito.

Tudo graças ao odrive, um app para OS X e Windows que consolida a sincronização da maioria desses serviços, incluindo também Gmail, FTP, Facebook e Instagram.

odrive

O app é gratuito e, para começar, basta instalá-lo no seu Mac. Um ícone surgirá na barra de menus e uma pasta do odrive será criada no seu usuário.

Publicidade

Pois bem, ao clicarmos no ícone da barra temos diversas opções de sincronização em “Add Link”. Ao selecionar, por exemplo, o Google Drive, uma caixa de login aparece para você logar e permitir acesso à sua conta. Feito isso, o odrive cria dentro da sua pasta uma sub-pasta para o Google Drive, só que ele *não* baixa todos os arquivos para sua máquina. O odrive cria atalhos para eles que, ao serem abertos pelo Finder, sincronizam a pasta ou arquivo localmente com o seu drive.

Publicidade

O odrive trabalha com uma maneira de sincronizar chamada Progressive Sync, ou seja, ao sincronizar uma pasta apenas ela e seus arquivos mais leves são baixados. Para as sub-pastas e arquivos mais pesados são criados atalhos (alias) nos quais você tem que clicar para, aí sim, baixá-los para a sua máquina.

O legal disso tudo é que você pode editar seus arquivos, salvar e, após isso, o odrive se encarrega de sincronizar tudo com a nuvem novamente.

Após tudo estar sincronizado, basta você clicar com o botão direito sobre a pasta e escolher a opção odrive » Unsync Folder para que o odrive apague os arquivos locais e transforme-os em atalhos, liberando imediata e instantaneamente espaço no seu drive.

Publicidade

Não há perigo nenhum de ele apagar acidentalmente arquivos que não foram sincronizados, pois o odrive lhe avisa caso isso aconteça — e é você quem determina o que fazer.

YouTube video

Mas nem tudo são flores: uma coisa que não gostei é que, uma vez criado os atalhos referente aos seus arquivos eles não podem mais ser movidos pois, se fizer isso, o odrive não conseguirá sincronizar mais e você terá que baixar tudo de novo pelo browser.

Recomendo o odrive para aqueles que querem manter todos os seus arquivos na nuvem sem ocupar espaço na máquina, mas ainda querem ter fácil acesso a eles.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Watches expostos em Retail Stores ainda contam com uma porta escondida para diagnóstico

Próx. Post

Vídeo: iPhone 6 e Galaxy S6 são colocados lado a lado em teste de resistência

Posts Relacionados