É bastante comum vermos por aí cópias — muitas delas idênticas — de acessórios da Apple, como carregadores, cabos, etc. O problema é que muitas vezes o barato sai caro e já vimos diversos casos de iPhones que acabaram pegando fogo por conta do uso desses acessórios falsos que não contam com nenhuma preocupação em segurança.
Para tentar evitar que casos assim se repitam, a Apple criou uma página1Agora ela também já está traduzida para o nosso idioma. explicando exatamente como reconhecer um carregador produzido por ela. Pois agora a Maçã fez a mesma coisa, só que para acessórios Lightning.
Em uma página de suporte2Esta ainda indisponível em português. a empresa explica como identificar cabos e adaptadores com conector Lightning falsificados ou sem certificação. As dicas são muitas e vale a pena dar uma olhada no artigo, mas o que nos chamou a atenção foi o fato de o Brasil estar agora entre os países que fabricam cabos Lightning/USB. Anteriormente apenas a China era a responsável por abastecer o mundo, mas agora o nosso país entrou na jogada junto ao Vietnã.
Os cabos produzidos no Brasil são identificados pela inscrição “Designed by Apple in California Indústria Brasileira”, seguido por um número serial de 12 ou 17 dígitos.
Por um acaso algum de vocês já têm um cabo fabricado em nosso território? 🙂
[via AppleInsider]
Notas de rodapé
- 1Agora ela também já está traduzida para o nosso idioma.
- 2Esta ainda indisponível em português.