O melhor pedaço da Maçã.
Yasar Turanli / Shutterstock.com
AirPods Pro

Ex-Apple fala sobre desenvolvimento dos AirPods e vazamentos

É fato que a Apple já não consegue mais manter o mesmo nível de suspense e discrição de anos atrás para o lançamento de seus produtos. Hoje, rumores e vazamentos são coisas bem mais comuns no mundo da tecnologia do que nos primeiros anos de vida do iPhone, por exemplo.

Publicidade

Mesmo assim, a empresa ainda mantém uma cultura de sigilo quase total dentro de seus escritórios — proibindo, muitas vezes, o compartilhamento de informações até mesmo entre suas equipes. Esse controle todo, segundo um ex-funcionário da empresa, levou engenheiros que trabalharam no desenvolvimento dos primeiros AirPods a um estado de “esgotamento” e “frustração”.

Em um artigo publicado pela Fast Company, o ex-gerente de recursos humanos da Apple, Chris Deaver, revelou como esse segredo todo tornou a criação dos primeiros AirPods bastante difícil e deixou a convivência dentro da empresa bem mais áspera. Ele explicou, ainda, como essa situação desencadeou uma cultura bem mais “flexível” para o desenvolvimento dos AirPods Pro.

As equipes estavam inovando por meses em sigilo apenas para finalmente compartilhar [as informações] na última hora antes do lançamento, levando a reuniões diárias de cinco ou seis horas de duração, causando um tremendo atrito e esgotamento. As pessoas ficavam frustradas. Elas queriam sair ou “nunca mais trabalhar com aquela pessoa”.

Deaver explicou que entende o cuidado da Apple com o compartilhamento de informações em seus corredores, já que o “fator surpresa” pode ser bastante benéfico para o lançamento de um produto. Entretanto, ele também destacou o que chama de “lado escuro” dessa prática.

Publicidade

Eu ouvia um funcionário atrás do outro, pessoas brilhantes, fazendo a mesma pergunta: “Como posso trabalhar desse jeito? Se eu posso compartilhar informações apenas com determinadas pessoas, como saberei com quem e quando [compartilhá-las]? Não quero acabar demitido ou preso.”

Apesar de os AirPods terem sido um sucesso quase instantâneo após seu lançamento, em 2016, ficou claro para Deaver que a Apple precisava de uma renovação em sua cultura interna. Para isso, ele e sua equipe foram buscar inspiração no time de câmeras da empresa, o qual adotava um método de trabalho baseado em confiança mútua e e transparência denominado “braintrust” (“confiança intelectual”).

Descobrimos o “The Camera Braintrust”, ou “CBT”, e aplicamos esses ingredientes principais: uma sessão semanal de transparência entre funcionários, com foco em uma abordagem aberta ao compartilhamento de desafios que estavam enfrentando. Cada líder e equipe compartilhava exatamente onde estavam em seu desenvolvimento e o que precisavam das outras equipes. Isso levou a ciclos de inovação que alçaram a tecnologia da câmera para novos patamares, tornando-se o padrão-ouro de colaboração.

Essa nova filosofia, segundo Deaver, foi adotada durante o desenvolvimento dos AirPods Pro e resultou em um ambiente de trabalho bem mais leve — embora ainda bastante cuidadoso com vazamentos.

O que surgiu foi um “braintrust” com sessões regulares de abertura e conexão que deram vida aos AirPods Pro. […] Foi uma prova de inovação, mas também do poder do compartilhamento. Sim, o compartilhamento pode ser feito no contexto do sigilo.

Internamente, essa nova cultura foi apelidada de “Different Together” (algo como “Diferentes Juntos”), em alusão à clássica campanha “Think Different” (“Pense Diferente”) da Apple.

Publicidade

Deaver não deixou claro como a decisão do que podia ser compartilhado ou não passou a ser feita, mas indicou que os AirPods Pro ajudaram a criar um ambiente de trabalho bem mais leve dentro da empresa.


Comprar AirPods (2ª geração) de Apple Preço à vista: R$1.259,10
Preço parcelado: R$1.399,00 em até 12x

Comprar AirPods (3ª geração) de Apple Preço à vista: a partir de R$1.709,10
Preço parcelado: a partir de R$1.899,00 em até 12x
Estojo de recarga: Lightning ou MagSafe

Comprar AirPods Pro (2ª geração) com estojo de recarga MagSafe (USB-C) de Apple Preço à vista: R$2.339,10
Preço parcelado: R$2.599,00 em até 12x

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vazam possíveis preços (mais caros) dos “iPhones 14”

Próx. Post

Usuários estão recebendo alertas fantasmas de AirTags

Posts Relacionados