Nós já falamos que o S1, processador do Apple Watch, conta com 512MB de RAM, mais de 10 componentes e traz, pela primeira vez, sensores como acelerômetro e giroscópio incorporados. Essa constatação foi feita em análises rápidas, mas agora a Chipworks destrinchou o S1 pra valer!
Resumo da ópera: pulamos de pouco mais de 10 componentes para mais de 30! Tudo dentro de uma peça medindo apenas 26x28mm, o que foi considerado um grande feito pela Chipworks.
O processador em si (APL0778
; 5,2×6,2mm) é produzido pela Samsung, num processo de fabricação de 28 nanômetros. Podemos dizer que este é relativamente ultrapassado, ou seja, as próximas versões do Watch têm tudo para contar com processadores bem menores e mais eficientes, liberando espaço dentro do S1 para outros componentes.
Continuando com a lista de fabricantes, a Cirrus (uma fornecedora bem antiga da Apple para codecs de áudio) foi trocada pela Maxim. O controlador de NFC e o “Secure Element” são responsabilidade da NXP, enquanto a AMS entrega o amplificador de sinal. Já a STMicroelectronics é a fornecedora dos sensores acelerômetro/giroscópio, assim como o codificador que controla a Coroa Digital. A Texas Instruments produz seis componentes para o Watch, como por exemplo o controlador da bateria. O Wi-Fi e Bluetooth são responsabilidades da Broadcom, que também é uma parceira bem antiga da Maçã.
Esse é o tipo de inovação que a gente pouco vê, mas que é essencial para chegarmos aonde estamos.
[via AppleInsider]