O melhor pedaço da Maçã.

WWDC’17: como esperado, novo iPad Pro de 10,5 polegadas é lançado; modelo de 12,9 polegadas é atualizado

Família dos iPads Pro

A quinta novidade do dia — de seis, como a Apple avisou — da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017 foi o iPad. O executivo Greg Joswiak foi o responsável por subir ao palco para falar um pouco mais sobre o tablet da Maçã.

Publicidade

Conforme esperado e especulado por rumores, temos um novo iPad Pro hoje, com uma tela ocupando uma área maior da sua parte frontal. São 10,5 polegadas no total (ou 20% maior). As bordas foram reduzidas em quase 40%, e ele continua pesando a mesma coisa do “antigo” modelo Pro de 9,7″.

Novos iPads Pro com gráficos coloridos

Por que 10,5″? Bem, segundo a Apple, é o tamanho perfeito para um teclado virtual em tamanho completo e também para um Smart Keyboard. Mais de 30 línguas serão suportadas pelo acessório, incluindo chinês e japonês.

Mas as novidades de hoje não são apenas para o iPad Pro de 10,5″, não. Ambos os tamanhos de iPads Pro ganharam novas telas True Tone copm brilho de até 600 nits, suporte a ampla gama de cores, baixo reflexo e vídeos HDR1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica..

Apple Pencil no iPad Pro de 10,5 polegadas

Há, também, um novo recurso chamado ProMotion. Até hoje, telas atualizam a 60Hz (60 vezes por segundo). Nos novos iPads Pro vamos a 120Hz, conforme rumores também indicavam. O movimento de conteúdos na tela passa a ser muito mais suave/natural, mas só pessoalmente para perceber isso. O ProMotion também reduz a latência do Apple Pencil para 20ms. Essas telas também são capazes de mudar as suas taxas de atualização dinamicamente, indo de 24Hz até os 120Hz, o que economiza bateria quando não for necessário atualizar tão rapidamente.

ProMotion no iPad Pro

Sobre performance, os iPads incorporam o chip A10X Fusion, de 6 núcleos (3 de alta performance, 3 de alta eficiência). Há uma GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. de 12 núcleos com 40% mais poder gráfico e uma CPU3Central processing unit, ou unidade central de processamento. com 30% mais performance.

iPad Pro com o chip A10X Fusion

A performance do novo chip foi demostrada no palco por Ash Hewson, da desenvolvedora Serif, que utilizou o app Affinity Photo (o qual chegará hoje à App Store) com o Apple Pencil em um iPad Pro de 12,9″ — ele demonstrou a criação de um pôster de filme pelo app no iPad, de forma suave e com taxas de atualização de 120Hz. Tudo imediato/instantâneo, incluindo filtros, camadas e efeitos.

Publicidade

Os novos iPads Pro continuam com as mesmas 10h de bateria; falando de câmeras, eles incorporam as do iPhone 7 com 12MP e estabilização óptica. A frontal, FaceTime, é de 7MP com ampla captura de cores. A tela inteira funciona como um flash Retina; há novos acessórios com suporte a USB 3 (mais rápido) e recarga mais rápida (sim, metade do tempo) nos iPads com adaptadores USB-C; como sempre, os acessórios também foram atualizados. Há novas Smart Covers de poliuretano e couro e até um estojinho pro Apple Pencil.

iPads Pro com acessórios

Os iPads Pro agora começam com 64GB de memória (o dobro de antes); nos EUA, eles custam a partir de US$649 (10,5″) e US$799 (12,9″); há ainda modelos com 256GB e 512GB! Todos estão à venda nos EUA a partir de hoje.

Pessoa trabalhando com o Apple Pencil num iPad Pro

Por conta do timing do lançamento, obviamente os novos iPads virão com o iOS 10 instalado. Mas o iOS 11 trará muitas novidades para o tablet — muito provavelmente, o update mais aguardado por donos de iPads que de fato utilizam o tablet para trabalhar como um substituto ao computador.

iOS 11 para iPads

O Dock está mais poderoso do que nunca, com muito mais espaço para apps e uma área inteligente à direita. Ele pode ser deslizado de baixo da tela a partir de qualquer app e, do próprio Dock, você arrasta e solta apps para o modo Slide Over e depois e pode expandi-lo para a Split View. A interface de troca de apps também agora está mais otimizada para a tela e o sistema todo suporta arrastar e soltar (drag & drop) com multi-touch!

Arrastar e soltar (drag & drop) no iPad Pro com iOS 11

O QuickType também foi aprimorado com seleção inteligente de símbolos no teclado (basta deslizar uma tecla para baixo para inserir um determinado número/símbolo), sem ter que trocar todo o modo do teclado virtual.

Assim como esperado e vazado um pouco antes da apresentação, o novo app Arquivos (Files) foi confirmado! Nele, você pode facilmente gerenciar arquivos e conteúdos por todo o seu iPad. Há visões de grade e lista, com detalhes, filtros, classificação, pastas, etc. Há uma coluna lateral de itens favoritos e é bem fácil arrastar arquivos entre as várias áreas do app.

No iOS 11, usuários podem marcar/anotar qualquer conteúdo de apps que suportam a geração de PDFs com o Apple Pencil. Agora, ao tirar screenshots, uma miniatura aparece no canto da tela e permite que você automática e imediatamente anote sobre ela com o lápis. O Apple Pencil também integra-se melhor ao app Notas, com acesso rápido e busca de conteúdos escritos a mão — é possível desenhar no meio de textos, sem problemas, e o app ainda vem com um scanner embutido (que remove a perspectiva do documento fotografado).

Apple Pencil no iPad Pro com iOS 11

O Developer Preview do iOS 11 será disponibilizado hoje; usuários do Apple Beta Software Program poderão baixar o novo sistema e testá-lo no fim do mês; o lançamento, como sempre, será daqui a alguns meses depois de muitos testes e refinamentos.

Notas de rodapé

  • 1
    High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
  • 3
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC’17: Apple apresenta o iOS 11, com muitas melhorias, nova App Store e foco em realidade aumentada [atualizado]

Próx. Post

WWDC’17: Apple quer reinventar a música em casa com o alto-falante inteligente HomePod

Posts Relacionados