Quando noticiamos algum produto ou serviço novo das grandes empresas de tecnologia, na maioria das vezes o fazemos com certa alegria (de consumidor), porque adoramos a concorrência — por exemplo, as novidades do Google na I/O. Mas às vezes não, e aqui eu trago um caso desses.
A Asus lançou nesta semana a segunda versão do seu smartwatch, o ZenWatch 2. E advinha: ele tem *muito* do Apple Watch. Os principais conceitos do relógio da Maçã foram levados ao ZenWatch 2 — até mesmo a Coroa Digital. Além disso, o relógio da Asus virá em dois tamanhos e três tipos de cases diferentes, embora não haja distinção de material (todos são de aço inoxidável).
Mas o vídeo promocional do produto com as pulseiras… ah, Asus:
https://www.youtube.com/watch?v=ztiNeCKskWM
É importante mencionar que a Asus tem boas opções de produtos (notebooks, smartphones…) e, por isso, minha decepção com a empresa é até maior. O primeiro ZenWatch, na minha opinião, não é um desastre de design, por exemplo, para que se justificasse uma segunda versão do tipo “ZenAppleWatch”.
Esse tipo de coisa pode fazer um marketing bem ruim para o produto e uma má fama à empresa. Veja a Samsung, por exemplo. Ela pode lançar produtos realmente inovadores, mas sempre terá aquele estigma de que copiou algum elemento da Apple, mesmo que isso não seja verdade. É uma marca que fica.
Enfim, esperamos que isso não se torne uma rotina para a Asus e que mais adiante ela apresente produtos que sejam realmente concorrentes inovadores, empolgantes.
[via WatchAware]