A apenas três dias do início da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2015, em cuja keynote a Apple deverá apresentar o seu novo serviço de streaming de músicas que irá suceder o Beats Music, aparentemente os acordos finais com gravadoras ainda estão sendo discutidos.
De acordo com a Bloomberg, as gravadoras estão brigando por uma parcela das receitas maior do que já têm com concorrentes tais como o Spotify. Elas obtêm atualmente 55% da mensalidade de US$10 do Spotify, e estariam tentando fechar algo na casa dos 60% com a Apple.
A mensalidade em si já teria sido uma vitória para as gravadoras. Há um tempo a Apple estava tentando fechar acordos para oferecer o serviço a US$7-8 mensais para usuários, mas já desistiu e deverá ficar mesmo nos US$10 mensais segundo o Wall Street Journal revelou há alguns dias.
Apesar de o Spotify ter mais de 60 milhões de usuários, apenas um quarto deles utiliza o serviço em seu modelo pago. Segundo rumores, a Apple não planeja oferecer uma versão gratuita apoiada por propagandas — no máximo um período trial gratuito de 1-3 meses.