O melhor pedaço da Maçã.

“Apple Car” poderá usar chip baseado no A12 e ter rastreamento ocular

Os rumores estão cada vez mais frequentes
withGod / Shutterstock.com
Apple Car (carro com adesivo da Maçã)

Em termos tecnológicos, uma das boas surpresas deste fim de 2020/início de 2021 é a ressurreição dos rumores sobre o “Apple Car”. Já tivemos de tudo, desde previsões (posteriormente questionadas) de que o veículo chegará em 2024 até especulações de parcerias com a Hyundai e a Mercedes-Benz.

Publicidade

Pois hoje, o analista Colin Barnden, do EETimes, chegou para acrescentar seus dois centavos à história. Segundo Barnden, o futuro veículo da Maçã usará um suposto chip “C1”, com arquitetura de 7 nanômetros baseada no A12 Bionic.

O processador seria fabricado pela parceira usual da Apple, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) — que, segundo insiders da indústria, estaria desenvolvendo processos para fabricação de chips automotivos já há algum tempo. A ideia de adaptar o A12 para o “Apple Car” seria justificada principalmente pela escala, afinal, fabricar um chip já consolidado em grande quantidade é muito mais fácil do que iniciar a produção de um design totalmente novo.

Para efeito de comparação, o chip que equipa os veículos atuais da Tesla tem 6 bilhões de transistores e consumo energético de 36W; o A12 Bionic, por sua vez, tem 6,9 bilhões de transistores e consumo de 3,5W. Obviamente, o “C1” não seria idêntico ao A12, mas muitas das características do chip já existente estariam presentes no suposto processador veicular.

Publicidade

Barnden afirmou, ainda, que o “C1” incorporará um bocado de tecnologias licenciadas de outras empresas. Uma delas seria uma NPU (Neural Processing Unit) chamada Occula, desenvolvida pela Seeing Machines e utilizada para rastreamento ocular — o que indica que o “Apple Car” poderia ter sistemas internos para acompanhar os olhos dos passageiros e, com isso, adaptar a exibição de informações importantes e outros elementos da navegação.

Obviamente, todo o relatório de Barnden está na base da especulação e de fontes ouvidas pelo analista, então tratemos as informações acima como rumores incertos até segunda ordem. Ainda assim, a estrada para o “Apple Car” está inegavelmente sendo construída — resta saber quando ela ficará pronta.

via iDownloadBlog

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #407: Hyundai, Parler, igualdade racial, iPad mini de 8,4″ e muito mais!

Próx. Post

Promoções na App Store: My Books Read, FILCA, Super Vectorizer 2 e mais!

Posts Relacionados