Em um raro editorial escrito para o New York Times, o ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA Edward Snowden falou sobre os avanços que têm ocorrido no mundo inteiro em prol da privacidade de usuários desde que a National Security Agency dos Estados Unidos foi exposta, há dois anos.
Apenas uma única empresa foi citada e aplaudida no texto de Snowden. Eis o trecho em questão, traduzido livremente por nós [destaque nosso]:
Além das fronteiras da lei, o progresso tem ocorrido até mais rapidamente. Tecnólogos têm trabalhado incansavelmente para reconstruir a segurança de dispositivos que nos cercam, junto à linguagem da internet em si. Brechas secretas em infraestruturas críticas que eram exploradas por governos para facilitar espionagem em massa foram detectadas e corrigidas. Proteções técnicas básicas como criptografia — antes considerada esotérica e desnecessária — estão agora habilitadas por padrão em produtos de empresas pioneiras como a Apple, garantindo que, mesmo que o seu telefone seja roubado, a sua vida privada permaneça privada. Tais mudanças tecnológicas estruturais podem garantir acesso a privacidade básica além de fronteiras, isolando cidadãos comuns da aprovação arbitrária de leis anti-privacidade, tais como aquelas que estão agora caindo sobre a Rússia.
No texto, Snowden também citou como avanço positivo a aprovação do Marco Civil no Brasil.
[via AppleInsider]