O melhor pedaço da Maçã.
Unboxed Magazine
Ernie Bot do Baidu

Apple estaria considerando utilizar IA da Baidu em iPhones na China [atualizado]

Uma nova reportagem do The Wall Street Journal corroborou os rumores recentes de que a Apple estaria pretendendo utilizar recursos de inteligência artificial de terceiros em iPhones. Segundo o jornal, a Maçã estaria em conversas com a Baidu para utilizar a IA da empresa na China, como uma alternativa à plataforma que poderá ser usada globalmente.

Publicidade

O uso de um modelo diferenciado no país se daria devido às várias restrições quanto à utilização de sistemas estrangeiros em solo chinês. Quando falamos em inteligência artificial, mais especificamente, há uma exigência de que esses modelos sejam analisados pelo órgão regulador local antes de serem liberados para o público.

Até hoje, plataformas populares mundialmente, como o ChatGPT (da OpenAI) e o Gemini (do Google), ainda não foram aprovados por lá. Por isso, a Apple poderia preferir a estabilidade ao adotar um dos mais de 40 modelos de IA generativa já regulados no país — os quais incluem o Ernie, da Baidu.

De acordo com a reportagem, a Apple tem mantido “conversas exploratórias” com a empresa. Não sabe-se ao certo se a Maçã está sondando outras companhias locais além da Baidu. Porém, caso a parceria seja confirmada, a empresa trilhará um caminho semelhante ao já adotado pela Samsung, que usa o Gemini como modelo de IA globalmente, mas adota o Ernie na China.

Especialistas ouvidos pelo jornal acreditam que a adoção de um parceiro como a Baidu poderia ajudar a Apple a competir com rivais na China — já que ela utilizaria um modelo com recursos de IA no idioma local — ao mesmo tempo em que a empresa economizaria esforços para entrar em conformidade com as leis do país.

Publicidade

A Maçã já opera num regime diferenciado na China em algumas frentes. Arquivos dos usuários são armazenados diretamente em solo chinês, a partir de uma nuvem operada juntamente a um parceiro estatal, por exemplo — o que faz com que ela cumpra a determinação de que dados de clientes permaneçam no país.

De qualquer forma, caso pretenda estrear essa integração já no iOS 18, a Apple deverá correr contra o tempo. Isso porque a futura grande versão do sistema operacional dos iPhones deverá ser anunciada já na WWDC24 — que deverá acontecer em junho, caso a Apple mantenha seu cronograma tradicional de eventos.

via 9to5Mac

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro25/03/2024 às 13:34

Uma reportagem do veículo chinês China Star Market, compartilhada pelo South China Morning Post, corrobora que a IA da Baidu foi escolhida pela Apple para ser implementada nos próximos iPhones e iOS na China.

Publicidade

Fontes anônimas também “confirmam” que a decisão foi tomada com base em considerações de conformidade, uma vez que esse sistema também precisa ter sido aprovado para uso pelo governo.

Os reguladores chineses têm de aprovar modelos generativos de IA antes que possam ser lançados para o público. O Ernie Bot da Baidu é um dos mais de 40 modelos já aprovados.

Vale notar que, apesar de as informações parecerem concretas, nenhuma das empresas comentou oficialmente o assunto até o momento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Agora você pode acumular pontos de mais maneiras no Nomad Pass

Próx. Post

Cartão de visita assinado por Steve Jobs é arrematado por US$181 mil

Posts Relacionados