por Leandro Cissoto
Pensando na crescente demanda por desenvolvedores de iOS — e já sabendo que o mercado está absorvendo cada vez mais profissionais que tenham conhecimento em Swift —, resolvemos criar uma série de artigos para ensinar um pouco sobre a linguagem. Vamos separar este post em duas partes: uma teórica e outra com um exercício guiado. Assim a leitura fica mais organizada e você, caso queria, pode ir direto ao ponto.
Lembramos que este é um tutorial básico para quem não tem nenhuma ou possui pouca experiência com programação. Se você já é desenvolvedor, recomendamos acompanhar nosso grupo Swift Playground, no Facebook.
Nota: este tutorial considera que você possui o Xcode acima da versão 6 instalado. Se você ainda não tem, baixe ele a seguir:
A teoria
O playground
O playground é um ambiente desenvolvido pela Apple e anunciado na WWDC 2014, juntamente à Swift, para que os desenvolvedores possam testar a linguagem e ver os resultados — além de outras informações em tempo real. É um espaço que justifica o nome, onde o programador brinca de explorar as possibilidades da Swift, tendo um feedback quase instantâneo do que está sendo feito.
Comentários e exibindo informações na tela
Tão importante quanto aprender a programar é aprender a documentar os códigos que escrevemos para que outras pessoas consigam entendê-los — ou até para nós mesmos, quando formos fazer manutenção do código. Justamente por isso, é essencial sabermos como comentar o código.
Em Swift, os comentários podem ser feitos de duas formas:
Código | Função |
---|---|
// |
Comentários com uma linha |
/* */ |
Comentários com múltiplas linhas |
Dica: cuidado com o excesso de comentários. Além de manter um código bem comentado, é importante manter o código limpo. Leve em consideração a qualidade dos comentários — e não a quantidade deles. 😉
A função println()
Utilizamos a função println()
para exibirmos informações na tela. Essas informações podem ser valores de variáveis, constantes, números, objetos, arrays, dicionários e assim por diante. É muito utilizada, mesmo em projetos, quando desejamos exibir valores no console.
Nota: a partir do Xcode 7, que já faz uso da Swift 2, a função println()
será substituída por print()
. Como a versão oficial ainda não saiu até a data desta publicação, usamos println()
, que é utilizada até a versão 1.2 da Swift.
Variáveis e constantes
As palavras-chave let
e var
são utilizadas para indicar elementos que armazenam valores. A principal diferença será sobre como o valor é armazenado em memória. Se você deseja que o valor não tenha alteração, utilize o let
, caso contrário, se você estiver pensando em uma rotina que ao longo do processamento sofrerá alterações no valor da informação em memória, utilize o var
.
Sendo assim, devemos ter em mente que let
armazenará valores constantes e var
armazenará valores variáveis. Exemplo de declarações:
let nome = "Amanda Mummy" var idade = 33
Dica: a Swift aceita acentos e até emoticons como nomes de variáveis e constantes. Apesar de não recomendado, é interessante saber que é possível.
Tipos de dados
A linguagem Swift é fortemente tipada e possui vários tipos de dados, desde os primitivos, como Int, até tipos mais avançados e complexos, como objetos. Cada variável deve ser declarada com um tipo. Caso isso não aconteça, a Swift tentará adivinhar o tipo utilizado ao receber o valor.
Não podemos, por exemplo, declarar uma variável do tipo inteiro (Int) e tentar inserir um texto (String), pois isso gerará um erro na compilação. Abaixo, os principais tipos de dados da Swift:
Tipo de dado | Descrição | Exemplo |
---|---|---|
Character | Um único caractere | “Q” |
String | Coleção de caracteres | “Quaddro” |
Int | Valores inteiros | 20 |
Float | Números de pontos flutuantes (32 bits) | 32.452 |
Double | Números de pontos flutuantes (64 bits) | 32.5365549 |
Array | Uma coleção de valores ordenados por um índice crescente | [11, 10, 54, 10, 25] |
Set | Uma coleção de valores sem ordenação que não permite valores repetidos | [10, 11, 13, 15, 25, 30] |
Dictionary | Uma coleção que associa chaves com valores | [“nome” : “Danilo”, “idade” : 36] |
Exercício guiado
Agora que já entendemos alguns conceitos básicos da Swift, vamos colocar a mão na massa criando um playground para testarmos o que foi apresentado.
- Abra o Xcode e, na tela inicial, clique em Get started with a playground — também é possível criar um arquivo do playground acessando o menu File » New » Playground, ou pressionando as teclas ⌥⇧⌘N.
- Digite o nome do projeto — no nosso caso, criamos um projeto chamado “AprendendoSwift” — e selecione a plataforma iOS; depois, clique em Next. Selecione onde deseja salvar e clique em Create.
- Seu ambiente de playground está pronto para ser usado.
Este é o código inicial. Perceba que existem duas áreas: uma para o código (à esquerda) e outra para os resultados e valores inseridos (à direita). Apague todo o conteúdo do projeto (à esquerda) e vamos começar com nosso playground totalmente em branco.
- Adicione alguns comentários:
// Isso é um comentário de linha /* Este é um trecho de bloco, e todo o seu conteúdo será ignorado! */
O primeiro tipo de comentário não pode ter quebra de linha, é o que chamamos de comentário de linha única. O segundo, entre /*
e */
, é um comentário de bloco e tudo contido nele será ignorado.
- Vamos exibir uma mensagem na tela usando
println
. Insira o código abaixo.
//Exibindo a frase na tela println("Oi, estou aparecendo na sua tela!")
Neste momento, nosso código deve estar assim:
- Vamos criar uma constante:
// Declarando uma constante let nome = "Danilo Cissoto" println(nome)
- Tente alterar o valor da constante:
// irá gerar um erro de execução, pois nome foi declarado com let nome = "Amand Mummy" println(nome)
O código acima irá gerar um erro. Isso acontece porque declaramos uma constante, que não pode ter seu valor alterado, e tentamos justamente mexer nisso. Comente as linhas da nossa tentativa frustrada de alteração para o erro desaparecer.
Dica: o atalho >⌘/ comenta a linha.
- Agora vamos criar uma variável e alterar seu valor:
// Declarando a variável var idade = 33 println(idade) // Alterando o valor idade = 37 println(idade)
Veja que, neste caso, o compilador aceitou a alteração por se tratar de uma variável. Neste momento, seu código deve estar semelhante a este:
- Agora vamos declarar os tipos de maneira explícita.
// Declarando variável com tipagem explícita, já atribuindo um valor let endereco: String = "Alameda Santos, 1000 - 7º andar - São Paulo - SP" // Declarando e iniciando uma variável do tipo Int sem atribuir um valor explicitamente. var ano: Int = Int() //Agora sim atribuímos o valor para a variável ano = 2015 println(ano) // Erro: Tentamos inserir um dado do tipo String em uma variável do tipo Int ano = "1978" println(ano)
Comente a tentativa de inserir a String na variável do tipo Int para fazer o erro desaparecer. O código final ficou assim:
Com isso, concluímos o primeiro artigo de uma série de artigos tutoriais sobre Swift. Apesar de básicos, os conceitos apresentados aqui são de extrema importância para entendermos algumas coisas sobre a linguagem e aprendermos a como utilizar de maneira básica o Swift Playground.
No mais, você pode acessar o código-fonte deste tutorial diretamente do nosso GitHub.
No próximo artigo iremos conhecer os tipos Numéricos e Operadores, até lá!