O melhor pedaço da Maçã.

Apple Music vs. Spotify: qual serviço consome menos banda para fazer streaming de músicas?

Apple Music

Agora que o Apple Music foi lançado, muita gente está comparando ele com o Spotify — os dois principais expoentes dessa guerra musical — a fim de decidir qual empresa merece receber o seu suado dinheiro no final do mês. Pois uma coisa que muitos pensam mas acabam não avaliando é: afinal, qual deles utiliza mais banda para fazer o streaming das músicas?

Publicidade

O leitor Maicon Werner sugeriu e nós resolvemos fazer esse teste, o qual aconteceu da seguinte forma: reproduzimos três músicas iguais nos dois serviços, via 4G. Antes disso, porém, fechamos todos os aplicativos que estavam rodando em plano de fundo, desligamos as notificações e desmarcamos a opção de atualização em 2º plano, a fim de nos certificarmos que nenhum app usaria a conexão celular para interferir no teste.

Depois entramos nos respectivos aplicativos, achamos as músicas em questão e, antes de reproduzi-las, zeramos o contador de consumo do iPhone. Este processo foi repetido antes da reprodução das três músicas nos dois serviços.

É claro que não temos como garantir uma precisão cirúrgica, mas sem dúvida nenhuma esse teste dá uma boa ideia de consumo de banda dos dois principais serviços de streaming do momento. Eis o resultado:

Publicidade
FaixaApple MusicSpotify
“Crrystalized” (The xx)1,8 MB3,1 MB
“Back in Black” (AC/DC)4,6 MB6,9 MB
“A Sky Full Of Stars” (Coldplay)5,4 MB8,6 MB

Ouvindo apenas três músicas, a economia de banda pelo Apple Music foi de quase 7MB.

Vale notar que a codificação de streaming do Spotify é Ogg Vorbis a até ~320Kbps (para quem é assinante Premium, como eu) enquanto o Apple Music trabalha em AAC a 256Kbps.

Além disso, durante o meu teste a configuração de qualidade de transmissão do Spotify estava ajustada em “Automático”, o que pode fazer tudo variar entre normal, alta e extrema de acordo com a conexão. Por enquanto, no iOS 8.4, o Apple Music não oferece nenhum tipo de controle da qualidade do streaming — no iOS 9 usuários poderão optar por reproduzir músicas com qualidade máxima mesmo em conexões 4G.

Levando em consideração que pouca, mas muito pouca gente mesmo consegue distinguir a qualidade da transmissão desses serviços, ao menos no quesito consumo de banda o Apple Music está com uma boa vantagem.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Enquete: quase três em cada quatro leitores do MacMagazine usam capinha no iPhone, atualmente

Próx. Post

Apple corrige problema relacionado a teclados USB em Macs mini de 2012

Posts Relacionados