O melhor pedaço da Maçã.

Google demostra novo build do Android; protótipo do HTC Dream também é exibido

O Google apresentou hoje em São Francisco uma demonstração funcional de um novo build do Android, seu sistema operacional para smartphones, no primeiro dia do evento Google I/O que irá até amanhã no Moscone West (este lugar lembra alguma coisa, né? 😀 ). O vídeo abaixo mostra parte dos recursos do Android exibidos na demonstração:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=arXolJrLVEg[/youtube]

Os técnicos do Google demostraram o Android usando um protótipo do HTC Dream. A última versão do sistema mostrou-se estável e apresenta uma série de aprimoramentos e novos recursos. Mas ainda possui semelhanças ao iPhone, com gestos multi-touch semelhantes, múltiplas home screens e ainda uma área destinada a exibir somente os aplicativos mais utilizados pelo usuário na parte inferior. Um cliente de email próprio com suporte a vários provedores (inclusive o Gmail) também está disponível nesta nova versão do Android, com várias similaridades ao Mail do iPhone.

Tela Principal do Google Android

Tela Principal do Google Android

Foram implementadas também novas funcionalidades na interface e nos menus. A barra de título superior pode ser arrastada para baixo — dando acesso a notificações — e é possível também exibir contatos importantes e outros tipos de favoritos através de um simples toque na tela. Por meio desse recurso, o usuário possui inúmeras opções de customização da tela principal, podendo inclusive selecionar itens importantes como contatos ou mesmo favoritos da internet para exibição em uma home screen do Android.

Criação de Atalhos na Home Screen do Google Android

Criação de Atalhos na Home Screen do Google Android

Claro que os serviços do Google foram bastante aprimorados para uso no pequeno navegador do Android. Desde o serviço de buscas até Google Reader, todos tiveram otimização para uso no navegador, que possui até uma lupa para ampliar o tamanho do texto e do resto do conteúdo da página, como parte dos recursos de acessibilidade oferecidos pelo navegador.

Web Apps do Google no navegador web do Google Android

Web Apps do Google no navegador web do Google Android

A demonstração do Android também serviu para exibir um protótipo do HTC Dream, que será o primeiro aparelho móvel do mercado com o Android. Ele possui uma tela de 3×5 polegadas sensível ao toque e com suporte a gestos como a do iPhone, envolvida por uma borda cromada. Além de ser um celular 3G, traz ainda um acelerômetro e uma bússola integrados. O novo Maps, do Android, usa muitos este dois recursos para fornecer, inclusive, a função Street View, usando o movimento do celular para rotacionar a visão com base na direção fornecida pela bússola, conforme o vídeo abaixo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4PRfVKzuUJ4[/youtube]

O HTC Dream com Android ainda não possui data de lançamento no mercado, mas a previsão é que ele seja lançado ainda este ano.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mac OS X 10.5.3 oferece sincronismo de contatos do Address Book com o Google

Próx. Post

Temas Apple para blogs com WordPress

Posts Relacionados