A empresa Clammr publicou recentemente uma pesquisa interessante sobre o futuro do podcast, a qual traça o panorama atual da mídia e o que deveria ser feito para ela crescer mais. De acordo com eles, os dois maiores desafios são tornar os podcasts mais visíveis/sociais (para facilitar o primeiro contato de possíveis ouvintes) e enxergar uma forma clara para tornar programas rentáveis.
Mas além dessa conclusão, há dados muito interessantes nessa pesquisa.
As buscas relacionadas a podcasts como um todo cresceram no último ano (slide 5). Eles concluíram que 66% da audiência escuta seus podcasts em tablets/smartphones (slide 12) e que, apesar de ter “apenas” 41% da fatia do mercado americano, o iOS representa 82% da audiência de podcasts (slide 13).
Falando especificamente do sistema operacional móvel da Apple, o aplicativo Podcasts é utilizado por 78% dos ouvintes de podcasts (slide 14) — algo muito influenciado pela decisão da empresa de torná-lo nativo no iOS 8.
Incrível como o iOS, mesmo estando com uma fatia menor de mercado, ainda consegue ser mais relevante do que o Android em muitos aspectos.
Aproveitando a oportunidade, já assinou o nosso podcast? 😉
Episódios: 139
Periodicidade: semanal
Duração média: 1h
[via TechCrunch]