O melhor pedaço da Maçã.

Torne-se um “poliglota” com o Microsoft Translator para iOS, compatível também com o Apple Watch

Cada vez mais a tecnologia quebra barreiras e aproxima as pessoas. A comunicação em si pode acontecer de diversas formas, mas o normal é que uma fale o mesmo idioma da outra — afinal, trocar só emoticons não conta. 😛

Publicidade

Como conversar, então, com uma pessoa que fala um idioma que você não conhece ou não domina? A Microsoft está dando uma forcinha e liberou o app Translator para iOS e outras plataformas. Com ele você fala no seu idioma, o aplicativo reconhece, traduz de forma textual e ainda pronuncia tudo no idioma de destino que você precisa.

O app conecta-se à API de tradução da Microsoft (na nuvem) e convenientemente se integra a diversos produtos, ferramentas e soluções. Dentre elas temos todo pacote Office (Word, Excel, PowerPoint…), Bing, Skype e uma série de outros produtos da empresa.

De forma prática, se você chega aos Estados Unidos, precisa perguntar algo e não sabe nada de inglês, é só abrir o aplicativo e falar em português. Em ambientes barulhentos a tradução textual é bacana, pois você pode colocar o texto em modo de “tela cheia” no iPhone e mostrá-lo para a pessoa com a qual precisa interagir. Em outros, nada melhor do que a tradução diretamente em áudio.

Publicidade

O Microsoft Translator vem com suporte para o Apple Watch, funcionando quase da mesma forma: você pressiona o botão, fala com o seu relógio e ele lhe mostra a tradução de forma textual.

Microsoft Translator no Apple Watch

O app chegou com suporte a uma infinidade de idiomas, entre eles árabe, catalão, chinês, dinamarquês, holandês, inglês, finlandês, francês, alemão, grego, hebraico, húngaro, italiano, japonês, coreano, polonês, português, russo, espanhol, sueco, tailandês e turco.

Pelo que testei até agora, torna-se possível uma comunicação mesmo sem saber o outro idioma, porém cabe um alerta muito importante: às vezes a tradução é feita muito ao pé da letra e como nós, brasileiros, falamos o português (um idioma riquíssimo em palavras), as chances de serem formadas frases sem sentido são muito grandes. O ideal, portanto, é pensar bem antes de falar e utilizar frases simples/objetivas.

Publicidade

Bons exemplos de uso para o app: “Que horas são?”, “Onde fica o banheiro?”, “Como chego à Quinta Avenida?”, etc. Evite frases do tipo: “Sabe, estava aqui sem o meu relógio e tava a fim de saber as horas.” Quanto menos florido melhor, e com o tempo as traduções tendem a ficar melhores por ser um serviço que está conectado a várias ferramentas e presente na nuvem.

É claro que já existiam apps com essa tecnologia, mas quando uma grande empresa como a Microsoft está por trás acaba impulsionando muito o uso (bem como seus concorrentes). Para não perdermos a chance de rir um pouco, baixem o Microsoft Translator, façam suas traduções e comentem abaixo as que acharem ser mais “bizarras”. 😉

[via The Verge]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Gráfico do dia: Apple é a empresa mais processada por supostas violações de patentes

Próx. Post

Enquete: menos de um quarto dos leitores do MacMagazine pretende continuar comprando músicas na iTunes Store

Posts relacionados