O Wall Street Journal afirmou ontem que a Apple está trabalhando junto a mais de 40 empresas para tornar o iPad uma ferramenta de trabalho mais relevante — consequentemente, entrando ainda mais no mercado corporativo e aumentando o número de vendas do tablet.
Internamente chamada de MPP (Mobility Partner Program, algo como Programa de Parceiros Móveis), ao menos três empresas parceiras da Maçã foram comentadas pelo jornal: Xero (contabilidade), Revel Systems (caixa registradora digital) e ServiceMax (software/serviços de campo).
Na verdade o programa — não confirmado publicamente — parece mesmo ser uma troca de experiências. A Xero, por exemplo, foi convidada a treinar empregados da Apple especializados em negócios; já outras foram chamadas para participar da conferência de vendas da Maçã que aconteceu em março e que normalmente é fechada para empresas de fora.
Além disso, a Apple faz revisões dos aplicativos dessas empresas parceiras os quais estão disponíveis na App Store, dando sugestões de como melhorá-los. Aparentemente a Maçã também aproveitou sua ampla rede de contatos para sugerir que empresas especializadas em apps complementares trabalhem junto às parceiras do programa a fim de tornar os apps compatíveis, garantindo uma experiência melhor para os usuários. O inverso também acontece: essas participantes do MPP também entram em contato com a Apple para que ela apresente possíveis clientes.
Não se sabe quais empresas fazem parte do programa; algumas delas, que participam, nem mesmo sabem quais outras também estão na jogada — aparentemente a Apple não quer nenhuma delas utilizando ou falando o nome do programa por aí.
Sabe a parceria da Apple com a IBM? Resumidamente, estamos diante de uma nova versão dela só que mais focada em ligar pontos (conectar empresas e trocar experiências). O resultado desejado, porém, é o mesmo: ter apps/serviços cada vez melhores para iPads, alavancando as vendas do produto.
[via MacRumors]