O iOS 14.5 oficializou o lançamento da Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT) que, como já explicamos, permite aos usuários interromper o rastreamento das suas atividades entre aplicativos e sites. Divulgamos, também, que a taxa de adoção da nova função estava quase na casa dos 90%.
Bom, parece que estamos começando a ver os primeiros impactos da ATT no mercado de anúncios. Um relatório da Post-IDFA Alliance examinou as taxas de aceitação, custos de publicidade e gastos em várias plataformas desde que a Apple lançou o iOS 14.5.
Os dados mostram que apenas 36,5% dos usuários do iOS 14.5 estão permitindo o rastreamento de anúncios, o que está causando um êxodo de anunciantes para o sistema Android. Com a alta adoção da ATT, o CPM (custo que um anunciante paga a cada 1.000 impressões de um anúncio) diminuiu drasticamente no iOS — vale notar que um CPM baixo é algo positivo; o lado negativo disso é a queda do seu valor de conversão.
Por outro lado, os gastos com publicidade aumentaram 8-21% no Android e caíram no iOS, nas últimas duas semanas. Além disso, desenvolvedores estão ganhando até 9% menos com os anúncios que exibem em seus apps para iPhone.
A Post-IDFA Alliance acredita que esse declínio nos preços do CPM é temporário e que, conforme mais usuários forem adotando o iOS 14.5, os profissionais de marketing se sentirão mais confortáveis em gastar contra o tráfego sem IDFD — um dos identificadores de rastreios mais usados, e que é desativado com a ATT.
De qualquer forma, a taxa de adoção da ATT divulgada pela Post-IDFA Alliance, estranhamente, não condiz com a da pesquisa anterior, que declarou que 88% dos usuários estariam ativando a opção de impedir o rastreamento.
Obviamente, ainda teremos de esperar as próximas semanas/meses para termos uma ideia mais concreta dos impactos da Transparência do Rastreamento de Apps no cenário publicitário mobile.
via 9to5Mac