Não tem muito tempo, nós publicamos um artigo mostrando que a suposta carcaça do “iPhone 6s”1Como por enquanto está sendo chamada a próxima geração do iPhone. é bastante reforçada no ponto crítico que gerou toda a discussão do #bendgate
(bem próximo aos botões de volume, que seria a parte mais vulnerável para que o aparelho entortasse caso uma força grande fosse aplicada).
Também mostramos que, mesmo com uma lateral mais espessa (1,4mm do iPhone 6 vs. 1,9mm do “iPhone 6s”), o peso total da estrutura ficou menor (27 vs. 25 gramas) e que, por isso, é bem possível a Apple esteja mesmo utilizando outro tipo de material para fabricar essa estrutura metálica (como o alumínio série 7000, utilizado no Apple Watch Sport). Pois hoje Lewis Hilsenteger publicou um novo vídeo em seu canal do YouTube (o Unbox Therapy) mostrando que essa suposta estrutura é mesmo feita de alumínio série 7000.
Conforme podemos ver no vídeo acima, as grandes diferenças entre a suposta carcaça do “iPhone 6s” e a dos atuais iPhones são duas:
- Uma camada bem mais grossa de anodização (se é que podemos falar assim);
- Uma quantidade de zinco bem superior, resultando no tal do alumínio série 7000 (que é bem mais resistente do que o série 6000, utilizando pela maioria dos produtos que vemos por aí).
Hilsenteger repetiu diversas vezes esse teste para saber a composição da carcaça e em todos os resultados se diferenciavam um pouco, mas a única constante nele foi mesmo a grande presença de zinco.
A parte boa disso é que muito provavelmente veremos menos casos de iPhones entortando por aí quando a nova geração for lançada; a parte chata é que zinco é um material mais propenso a corrosão — e ninguém quer ver seu iPhone assim2Quem sabe essa camada extra de anodização que a carcaça tem seja justamente para proteger isso.. O custo de produção de um produto com alumínio série 7000 também é bem maior (de acordo com Hilsenteger, cerca de 5x mais!) do que o amplamente utilizado série 6000. Então vamos torcer para que a Apple absorva isso, mantendo os valores atuais do iPhone3Ao menos lá fora, já que aqui no Brasil muito provavelmente teremos mais reajustes a qualquer momento — quem sabe antes até de os novos iPhones aterrissarem por aqui..
Além disso, pode ser que a Apple tenha dificuldade em produzir tantos iPhones assim com essa carcaça em alumínio série 7000 — então é possível que no lançamento do “iPhone 6s” a oferta seja bem menor do que a demanda, algo que já estamos para lá de acostumados nos primeiros meses de venda de um novo smartphone da Apple.
Vamos ao que interessa: Hilsenteger testou a resistência da carcaça. É claro que estamos falando apenas do esqueleto, sem o resto do aparelho em si, mas esse tipo de comparativo não deixa de ser uma boa forma de analisar a resistência da peça.
Pois bem, a carcaça do iPhone 6 começou a entortar com uma pressão de 13 quilos (30 libras) e logo depois disso, com um pouco mais de peso, ficou completamente torta. Enquanto isso, a suposta carcaça do “iPhone 6s” começou a entortar com… 36,2 quilos (80 libras)! Só para termos mais uma ideia, em testes passados o iPhone 6 (aparelho completo, não apenas a carcaça) entortou com uma pressão de 31 quilos (70 libras).
Resumindo: ainda será possível entortar um iPhone (afinal estamos falando de alumínio), mas a Apple realmente parece ter se preocupado muito mais com esse problema na nova geração do aparelho.
Notas de rodapé
- 1Como por enquanto está sendo chamada a próxima geração do iPhone.
- 2Quem sabe essa camada extra de anodização que a carcaça tem seja justamente para proteger isso.
- 3Ao menos lá fora, já que aqui no Brasil muito provavelmente teremos mais reajustes a qualquer momento — quem sabe antes até de os novos iPhones aterrissarem por aqui.