O melhor pedaço da Maçã.

Teoria da conspiração: desenvolvedor encontra rootkit espião em Androids, BlackBerries e Nokias

Rootkit da Carrier IQ

Se você tiver um Android, um BlackBerry ou um Nokia vindo dos Estados Unidos, esta notícia vai fazer você olhar de soslaio pra ele: segundo conta a WIRED, um desenvolvedor de 25 anos chamado Trevor Eckhart encontrou um rootkit sancionado pelas fabricantes de smartphones e operadoras. Produzido pela Carrier IQ, tal software registra essencialmente tudo o que acontece no gadget e envia as informações para os servidores da empresa. TUDO.

Publicidade

Ok, qual a boa intenção por trás dessa viagem sem escalas ao inferno? O software existe para coletar informações de controle de qualidade (onde ligações caem, por que um aparelho trava, como a bateria está se saindo, etc.) e supostamente não registraria sequências de teclas pressionadas. Nada de mais, né? Nem tanto:

YouTube video

A bomba foi grande, tanto que a Carrier IQ ameaçou Eckhart com um processo, mas a Electronic Frontier Foundation (EFF) veio ao socorro do jovem. Agora é preciso dormir com o barulho do vídeo acima, no qual o desenvolvedor mostra o rootkit registrando de tudo em um aparelho da HTC — nem uma busca feita em HTTPS no Google ou o texto de um SMS escapam. “Cada botão que você aperta no discador antes de uma chamada é mandado para o aplicativo da [Carrier] IQ”, Eckhart ressaltou.

Publicidade

A única forma de escapar desse rootkit seria zerando o smartphone e reinstalando uma versão “limpa” do sistema operacional. Resta saber se alguém vai se interessar em começar um “IQgate” por causa dessa descoberta — com certeza isso vai acontecer se o iPhone entrar nesse bolo.

Ah, e vai ser culpa da Apple, da Apple. 😛

[via Marco.org]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine marca presença no 3º iLearn Hi Soluções — neste sábado, em Blumenau

Próx. Post

UBS: queda nos números da Corning não é relacionada ao iPad

Posts Relacionados