Em 2007, quando lançou o primeiro iPhone, a Apple introduziu ao mundo um novo gesto para desbloquear a tela do smartphone: o agora famoso “deslize para desbloquear” (“slide to unlock”). Na época, Steve Jobs brincou que a empresa tinha patenteado *muita* coisa relacionada a ele.
Esse gesto foi justamente uma das coisas que a Apple desde então tenta patentear, mas nesta semana, de acordo com a Bloomberg, a justiça alemã derrubou de vez o desejo da companhia. Segundo avaliou-se, o gesto é genérico demais para que se justifique uma única empresa deter os direitos sobre ele.
Além disso, uma empresa sueca chamada Neonode também teria criado um dispositivo com gesto similar em 2006 — ou seja, antes da Apple.
A decisão poderá implicar uma disputa judicial entre Apple e Motorola Mobility, que vem desde 2012. Na época, a Motorola era uma subsidiária do Google; hoje, ela é gerenciada pela Lenovo.
[via AppleInsider]