O melhor pedaço da Maçã.

Não gostou do teclado em minúsculas do iOS 9? Dá para voltar a como era antes

Desde o iOS 7, com a mudança de visual do seu sistema operacional móvel, a Apple vinha sendo criticada por confundir usuários quanto ao Shift (⇧) do teclado virtual estar ativado ou não. Ela tentou melhorar isso no iOS 8, mas foi só agora, no 9, que a coisa ficou como deveria.

Publicidade

No iOS 9, as próprias teclas ficam minúsculas quando o Shift não está ativado — nós mostramos isso bem já no nosso primeiro compilado de screenshots dele. Mas a própria tecla Shift também foi melhorada, pulando de uma cor cinza com apenas contorno preto (quando desativada) para uma cor preta com a setinha toda pintada de preto (quando ativada).

Apesar da mudança super bem-vinda, na prática tem gente que não gostou pois durante a digitação a troca rápida entre letras maiúsculas e minúsculas no teclado virtual pode dar uma sensação de “tremedeira” ou flickering. Felizmente, há uma maneira de deixar as letras sempre em caixa alta.

Teclado do iOS 9
Antes e depois

Para isso, vá até Ajustes » Geral » Acessibilidade » Teclado e desmarque a opção “Mostrar Teclas em Minúsculas” — tal como mostra a screenshot a seguir:

Teclado do iOS 9
Opção para voltar a como era antes

Pronto, agora você pode experimentar se prefere de um jeito ou de outro. 😉

Publicidade

·   ·   ·

Aproveitando que estamos falando do teclado virtual do iOS 9, vale lembrar de outro recurso que a Apple havia prometido para todos mas que foi “capado” na versão final: transformá-lo em uma espécie de trackpad usando dois dedos sobre ele, para facilitar mover o cursor de digitação.

Teclado do iOS 9
Assim fica o teclado com dois dedos posicionados sobre ele

Conforme mostra a screenshot acima, o recurso foi mantido como estava nas versões betas do iOS 9 em iPads, mas foi desativado em iPhones para se tornar uma novidade exclusiva dos modelos 6s/6s Plus.

Publicidade

A Apple provavelmente não ficou satisfeita com a experiência de usuários com o recurso na fase beta e preferiu restringir o recurso pelo uso da nova tela 3D Touch, então ele agora funciona com pressão sobre o teclado nos novos iPhones. Mas quem chegou a usar antes certamente não vai concordar nem um pouco com ela… fazer o que? :-/

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Money Pro, iFile Pro, 500 Books e mais!

Próx. Post

Apple leva quatro prêmios no T3 Awards 2015, incluindo o de “Gadget do Ano” para o Watch

Posts Relacionados