O melhor pedaço da Maçã.
Primeiras impressões dos iPhones 6

Novo recurso do iOS 9 economiza a bateria de iPhones apoiados em mesas com a tela virada para baixo [atualizado]

Sem muito alarde, a Apple implementou alguns recursos interessantes no iOS 9 para ajudar os iPhones a economizar energia. Está tudo lá, nas notas de liberação do novo sistema:

Publicidade

Maior vida útil da bateria

  • Até uma hora de tempo adicional antes que você precise carregar a bateria;
  • Detecção de tela para baixo para desligar a tela quando não estiver em uso;
  • Modo de energia baixa otimiza o desempenho do dispositivo para ampliar a vida útil da bateria por até três horas adicionais.

A uma hora de tempo adicional e o Modo de Pouco Energia nós já havíamos comentado no site, mas a detecção de tela para baixo a fim de desligar a tela quando não estiver em uso é uma novidade e tanto. Sabemos que a tela do iPhone é uma das coisas que mais consome bateria, então qualquer coisa que ajude o aparelho nesse sentido é muito bem-vinda. Pois o canal TechIntimidation do YouTube (conforme informou o site iPhone Hacks) analisou profundamente esse novo recurso e compartilhou informações relevantes.

YouTube video

A Apple não explica, mas tudo leva a crer que o recurso utiliza os coprocessadores M7/8/9 (presentes nos iPhones 5s, 6/6 Plus e 6s/6s Plus, respectivamente) para coletar informações dos sensores acelerômetro/giroscópio/bússola e determinar se o iPhone está com a tela virada para baixo. Ao identificar esse cenário, o aparelho deixa de acender a tela quando uma notificação chega. Como a tela não liga, não há nenhum desperdício de energia. É mais ou menos o que o Apple Watch faz com o iPhone, pois quando você tem o relógio da Apple no pulso todas as notificações são encaminhadas para ele, poupando o iPhone de ligar a tela todas essas vezes.

Publicidade

Utilizar o coprocessador para tal tarefa tem seus prós e contras. Um dos prós é que o recurso funciona em qualquer superfície (por exemplo, uma mesa de vidro). Na verdade, ele não precisa nem mesmo estar apoiado numa superfície para que isso aconteça. Se você suspender o seu iPhone com a tela para baixo, verá que mesmo com a chegada de uma notificação a tela não liga.

A parte ruim é que o aparelho precisa estar deitado com a tela para baixo. Se você colocar ele no bolso, por exemplo, a tela continuará acendendo, gastando bateria desnecessariamente. Além disso, apenas iPhones a partir do 5s podem usufruir deste recurso (por conta da presença do coprocessador M7/8/9).

Não sabemos exatamente como esse recurso funciona, mas até analisando o vídeo acima (teste feito com adesivos para que o iPhone ficasse suspenso com a tela virada para baixo), podemos concluir que a Apple não leva em consideração dados dos sensores de luz ambiente e de proximidade.

Publicidade

Se fizesse isso, apesar de o iPhone não ficar deitado com a tela virada para baixo quando colocamos ele no bolso, seria bem fácil ativar o recurso ao levar em consideração que o local é escuro (luz ambiente) e que o aparelho está próximo a alguma coisa (calça) ao ponto de não ser necessário ativar a tela — quem sabe isso tudo não seja implementado mais para frente…

Não existe uma opção para desligar esse recurso, mas se você desativar a opção “Rastrear Preparo Físico” em Geral » Privacidade » Movimento e Preparo Físico, não conseguirá coletar os dados dos sensores — consequentemente, o recurso deixará de funcionar. Todavia, fazendo isso você obviamente não conseguirá mais visualizar informações relevantes captadas pelo coprocessador, como quantidade de passos, calorias queimadas, etc.

Independentemente de não funcionar em nossos bolsos, desligar a tela quando não estiver em uso (com a tela para baixo) é bem inteligente!

[via The Loop]

Atualização · 21/09/2015 às 19:00

Conforme destacaram nos comentários, a Apple avisa, sim, na página de novidades do iOS 9 que utiliza de sensores de luz ambiente e de proximidade no recurso, veja só:

Maior duração da bateria.

Melhoramos a eficiência de todo o sistema operacional, dos apps e das principais tecnologias para reduzir ao máximo o consumo de bateria no que você faz todos os dias. Graças aos sensores de luz ambiente e de proximidade, seu iPhone sabe se a tela está virada para baixo na mesa e ela não acende quando recebe uma notificação. O novo modo Energia Baixa [na verdade, Pouca Energia] permite que a sua bateria dure ainda mais tempo.

Ainda que a Apple afirme isso, o teste mostrado no vídeo (iPhone suspenso no ar virado para baixo) mostra que, no mínimo, há alguma coisa mal contada nessa história…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Não pretende abandonar o seu iPhone 6/6 Plus? Então confira estas cases à prova d’água e com bateria embutida!

Próx. Post

Baixe alguns dos novos wallpapers do iOS 9 exclusivos dos iPhones 6s/6s Plus

Posts Relacionados