Há pouco mais de um ano, a Apple estreou uma nova página em seu site toda focada em Privacidade — contando inclusive com uma carta escrita pelo CEO Tim Cook.
Hoje, essa página foi atualizada com uma série de detalhes importantes sobre os softwares e serviços recentes da Apple — incluindo criptografia em geral no iOS 9 e no OS X El Capitan, Apple Pay, iMessage e FaceTime, Saúde e Fitness, Safari, iCloud, Siri e Ditado, Apple Music, News, Mapas, sugestões do Spotlight, apps, HomeKit, ResearchKit, HealthKit, CloudKit, CarPlay e educação.
A tecnologia mais pessoal também deve ser a mais privada.
À medida que você adiciona fotos, mensagens, contatos e cartões de crédito aos seus dispositivos Apple, eles se tornam mais pessoais. Então nós desenhamos formas inovadoras de proteger esses dados. E construímos proteções poderosas em nossos sistemas operacionais, nossos apps e os aparelhos em si. Porque as coisas nas quais você conta diariamente devem manter suas informações pessoais seguras.
No site a Apple também dá dicas e orientações a usuários, fala sobre pedidos governamentais e traz uma Política de Privacidade completa (atualizada em 17 de setembro de 2014). Só sobre o iOS 9 em si, ela publicou um white paper [PDF] de 60 páginas!
A “paranoia” da Apple com privacidade é tão grande que alguns apontam isso como o principal fator para os serviços online dela serem tão piores que os do Google, por exemplo. Recentemente, um estudo comprovou que a Apple é uma das empresas que mais protege a privacidade de usuários e ela foi inclusive aplaudida por Edward Snowden num editorial escrito por ele.
A página do site brasileiro ainda não foi atualizada, mas isso deverá ocorrer em breve.
[via The Verge]