O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Saiba como bloquear o seu Mac rapidamente, quando precisar se afastar da sua máquina

Todo mundo já passou por situações assim: você está no trabalho, na faculdade, num local público ou até em casa mas com pessoas à sua volta, quer levantar por alguns instantes e evitar que qualquer um veja a sua tela e/ou mexa no seu Mac. O que fazer?

Publicidade

Neste artigo, vamos lhe ensinar todas as suas opções.

Antes de tudo, abra as Preferências do Sistema no OS X e vá até a área Segurança e Privacidade. Na primeira aba, “Geral”, marque a opção “Exigir senha após repouso ou proteção de tela” e, de preferência, opte por “imediatamente”1:

Travando o seu Mac

Feito isso, vamos às suas opções.

Fechar a tampa do Mac

MacBook de frente com a tampa abrindo

Esta é a mais óbvia, porém só serve no caso de notebooks2 e pode deixar você um pouco “desconfortável” fazendo isso na frente de outras pessoas. É como se você estivesse “anunciando publicamente” que não quer ninguém perto da sua máquina.

Atalho de teclado

Pressionando ⌘⌥Power (Command + Alt/Option + botão de liga/desliga no canto superior direito do teclado, que em alguns Macs antigos é o Eject), o seu Mac entrará em repouso (sleep) imediatamente. O efeito é o mesmo que se você fechasse a tampa dele, basicamente.

Canto de Acesso Rápido

Há muito tempo o OS X oferece esse recurso, mas poucos conhecem. Indo em Preferências do Sistema » Mesa e Protetor de Tela, na aba “Protetor de Tela”, há um botão no canto inferior direito chamado “Cantos de Acesso Rápido…”. Nele, você pode configurar certas ações para ocorrerem quando você levar o cursor do mouse a um ou mais cantos da tela.

Para bloquear o seu Mac, você pode optar por “Colocar o Monitor em Repouso” ou “Iniciar o Protetor de Tela”:

Travando o seu Mac

Ícone na barra de menus

Antes de mais nada, você precisa adicionar o ícone à sua barra de menus. Para isso, abra o aplicativo Acesso às Chaves (você pode usar o Spotlight ou ir em /Aplicativos/Utilitários/), abra as preferências dele e, na primeira aba (“Geral”), marque a opção “Mostrar o estado das chaves na barra de menus”. Pronto, pode fechar o app.

Você agora verá um cadeado na sua barra de menus, à esquerda da hora. Clicando nele, basta selecionar a opção “Bloquear Tela” para travar o seu Mac:

Travando o seu Mac

·   ·   ·

Quem tiver alguma outra dica compartilhe nos comentários abaixo! 😉

[via The Loop]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Sift no iPhone

Precisa de consultoria para arrumar um(a) namorado(a)? There's an app for that!

Próximo Artigo
Gráfico para o post de artigos mais lidos

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 4 a 11 de outubro

Posts Relacionados