Em um longínquo 2011 nós falamos do iDraw, um aplicativo de ilustração vetorial disponível tanto para OS X quanto para iOS (iPads). Naquela época existiam poucas opções assim para OS X (arrisco dizer que apenas o Adobe Illustrator, o CorelDRAW e alguns outros pequenos que não ofereceriam recursos tão bons/completos assim), então o iDraw acabou ganhando um certo destaque por oferecer recursos legais a um preço acessível.
Pois esse aplicativo acaba de passar por uma grande mudança. Além do novo nome (Graphic), ele agora faz parte do portfólio da Autodesk e ganhou uma versão para iPhones!
Os apps já estão otimizados para os sistemas operacionais OS X El Capitan/iOS 9 e contam com belos recursos como colar ilustrações facilmente nos aplicativos Keynote, Pages e iBooks Author, importar arquivos SVG, PDF, EPS e PSD, exportar nos formatos SVG, PDF, PNG, PSD, JPEG, GIF e TIFF, exportar diretamente nas pastas xcasset
do Xcode, exportar camadas e objetos taggeados automaticamente como arquivos individuais, ótima compatibilidade com o Photoshop, diversas ferramentas de desenhos profissionais, estilos de camadas e muito, muito mais!
Por ter versões para OS X e iOS, um dos grandes diferenciais do Graphic é poder começar algo no Mac e terminar no iPad/iPhone (ou vice-versa).
Eu comprei o iDraw em junho do ano passado por conta da chegada da minha filha (tive que fazer umas artes para o chá de bebê dela) e o app (para OS X) me atendeu perfeitamente. Estou longe de ser um usuário avançado em aplicativos de ilustração, mas na minha opinião é exatamente aí que o Graphic entra: pessoas que não precisam do poder do Illustrator e/ou não são fãs do modelo de assinatura de apps utilizado pela Adobe. Agora, com a força da Autodesk, o app deve ter um futuro interessante pela frente.
[via RazorianFly]