O iTunes foi lançado originalmente em janeiro de 2001, adaptado de um software adquirido pela Apple em 1998 — chamado SoundJam MP. De lá para cá já foram 12 grandes versões diferentes com muitas mudanças e novidades.
A versão atual do iTunes não é ruim — já tivemos algumas bem pesadas/instáveis —, mas o software sofre de um problema crônico com o acúmulo de funções. O que era somente um gerenciador/reprodutor de músicas hoje em dia também engloba vídeos, podcasts, apps, lojas e por aí vai; nem o nome dele faz mais sentido. Fora do iTunes, atualmente, só há duas coisas: a Mac App Store e o iBooks.
Estudantes de design da Fachhochschule Potsdam (FH Potsdam, da Alemanha) resolveram criar, então, um conceito completíssimo imaginando como seria o iTunes desmembrado em 16(!) apps diferentes. São eles:
A base da ideia em si — desmembrar o iTunes — é fantástica e não é algo novo. O trabalho dos caras ficou de primeira, mas acho que eles exageraram um pouco no “desmembramento”; alguns dos novos apps concebidos já se confundem. Talvez não precisemos de 16, mas de uns 5-6 apps?
Eu há tempos sonho com o retorno do iSync ao OS X, que seria um app dedicado para você gerenciar todos os seus apps e conteúdos sincronizáveis com iPads, iPhones e iPods. Um app Podcasts também é até óbvio, visto que isso já existe no iOS. Eu deixaria o iTunes somente focado em músicas, seja na sua biblioteca local, no Apple Music ou em rádios, enquanto um outro app seria direcionado para vídeos (filmes e programas de TV). O iBooks (ou Apple Books, como eles quiseram chamar) englobaria tudo relacionado a livros, sejam em texto ou em áudio. O iTunes U, por fim, também merecia um app dedicado para Mac.
Assim, a coisa ficaria linda demais. 🙂
[via Six Colors]
Atualização · 19/10/2015 às 18:46
Após divulgamos o conceito acima, o leitor Davi Costa entrou em contato contando que também vinha há um tempo trabalhando em cima de uma ideia similar e que, quando viu o nosso post, resolveu finalizar a sua proposta.
Vejam só como ficou:
Para mim ela também não é perfeita (o que é, afinal? :-P), mas já segue uma divisão mais de acordo com o que eu havia sugerido. Bacana!