O melhor pedaço da Maçã.

Tutorial: como transferir o histórico do app Mensagens para um novo Mac

Quando você troca de Mac ou faz uma instalação limpa na sua atual máquina, praticamente todas as informações (contatos, compromissos, lembretes, notas, emails, fotos1Se você estiver utilizando o recurso Fototeca do iCloud., etc.) são automaticamente transferidas para o computador assim que você digita o email e a senha do seu ID Apple. Isso é uma mão na roda, já que as informações mais sensíveis atreladas à sua conta estarão sempre disponíveis de forma bem fácil (sem a necessidade de uma restauração de backup, por exemplo).

Publicidade

Aplicativo Mensagens para OS X

Todavia, algo que eu também considero essencial no ecossistema da Apple mas que não é transferido automaticamente junto dessas outras informações — por razões envolvendo segurança — é o histórico de mensagens (iMessages), presente no OS X desde a versão 10.8 (Mountain Lion).

Mas saiba que fazer isso não é algo muito difícil/complicado. Claro, se você fizer um backup pelo Time Machine, todas essas informações serão salvas numa boa. Mas se a sua ideia é recomeçar com um sistema novo, zerado (seja trocando de Mac ou reinstalando ele, conforme mencionei acima), não faz sentido resgatar um backup do Time Machine…

Publicidade

Abaixo, mostrarei como transferir o histórico de mensagens:

  1. Antes de trocar de Mac ou reinstalar o sistema, abra o app Mensagens e vá até as preferências dele (Mensagens » Preferências…; ou pelo atalho ⌘,).

Transferindo o histórico do app Mensagens

  1. Em “Geral”, marque a opção “Salvar histórico quando as conversas forem fechadas”.
  2. Agora clique no ícone do Finder, vá até o menu “Ir” e escolha a opção “Ir para Pasta…”.

Transferindo o histórico do app Mensagens

  1. Digite ~/Library/Messages e clique no botão “Ir”.

Transferindo o histórico do app Mensagens

  1. Você então enxergará as pastas /Archive/ (que mantém as suas mensagens em conversas já fechadas/salvas) e /Attachments/ (que guarda todas as imagens, vídeos e arquivos que você trocou nessas conversas), além de arquivos intitulados chat.db (estes guardam as informações/histórico das mensagens que ainda estão ativas).
  2. O tamanho dessas pastas pode variar dependendo principalmente da quantidade de anexos que você tem; se tudo estiver com um tamanho razoável, copie esses arquivos para um pendrive, HDD externo ou serviço de armazenamento na nuvem da sua preferência.
  3. Tudo devidamente guardado, no seu novo Mac (ou no seu Mac atual com o sistema instalado do zero) repita o processo indo em “Ir”, escolhendo a opção “Ir para Pasta…” e digitando ~/Library/Messages.
  4. Transfira os arquivos copiados para o local e depois reinicie o Mac.

Pronto, agora ao abrir o app Mensagens tudo deverá estar lá! 🙂

[via iMore]

Notas de rodapé

  • 1
    Se você estiver utilizando o recurso Fototeca do iCloud.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Crie mini-vídeos em loop com o Boomerang, novo app do Instagram para iOS

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Batman Arkham City, Jam Player, Trine e mais!

Posts Relacionados