Há cerca de um mês nós informamos que algumas pessoas reclamaram que o Assistência Wi-Fi (Wi-Fi Assist) do iOS 9 aumentou demais o consumo de dados. A Apple não se pronunciou sobre o assunto; por outro lado, tratou de colocar no ar um artigo de suporte esclarecendo que o recurso pode gerar mais custos para o usuário.
Não sabemos ao certo se o Assistência Wi-Fi tem algum bug (o que é bem ruim para quem tem um plano limitado) ou se fez muitos usuários realmente gastarem mais seus dados por questões naturais, intrínsecas à finalidade do recurso.
Revoltado com isso, um casal da Flórida resolveu processar a Apple (em San Jose, na Califórnia) acusando a empresa de práticas comerciais enganosas, publicidade e declarações falsas. O casal quer transformar esse processo em uma ação coletiva afirmando que outros consumidores foram lesados pelo novo recurso do iOS 9, e busca US$5 milhões em reparação de danos.
É muito? Sem dúvida. Mas há explicação para o valor. William Anderson, advogado do casal, disse que o montante servirá — caso a Apple perca o processo, é claro — para compensar financeiramente não apenas o casal, mas todos os que foram prejudicados pelo recurso e tiveram que pagar contas caprichadas. Além disso, US$5 milhões é a indenização mínima para processos na Justiça Federal dos EUA.
Veremos no que isso vai dar. Mas sem dúvida nenhuma a Apple teria evitado muita dor de cabeça se o recurso viesse desativado por padrão no iOS ou pelo menos estivesse presente no seu assistente inicial de configuração.
[via Re/code]