A Apple conta atualmente com lojas oficiais em 18 países. Ainda que a expansão esteja num ritmo muito bom1O Brasil agora conta com duas e a tendência é que outras ainda sejam abertas num futuro não muito distante., os atendimentos realizados pelo Genius Bar estão se tornando cada vez mais difíceis de serem marcados — afinal, a Apple simplesmente não para de vender iPhones, iPads, Macs, etc., aumentando bastante a sua base de usuários. Justamente por conta disso, o 9to5Mac informou que a empresa planeja mudar um pouco algumas práticas de reparos de iPhones (modelos 6, 6 Plus, 6s e 6s Plus) realizados dentro das suas lojas.
A partir desta semana, em algumas Apple Retail Stores dos Estados Unidos, da Europa e do Japão, alguns aparelhos serão enviados para reparo fora das lojas. Enquanto o conserto é realizado (de três a cinco dias), porém, a Maçã emprestará um iPhone 6 de 16GB para que o consumidor não fique sem telefone.
Mas calma; não serão todos os casos que terão esse tipo de tratamento. Pelo que o 9to5Mac informou, o aparelho precisa ser enquadrado em uma destas categorias para ser reparado fora das lojas:
- Não conseguir se conectar ao iTunes;
- Não ligar;
- Estar travado com o logo da Apple na tela.
Aparentemente, consertar aparelhos com esses problemas demora bastante e os Genius estavam perdendo um tempo precioso cuidando disso. Segundo empregados da Apple, um novo sistema automatizado determinará se o dispositivo deve ser mesmo ou não consertado dentro da loja, tirando a responsabilidade do atendente (imagino que até para facilitar o diálogo e a persuasão com o cliente).
Estamos falando ainda de um programa piloto que, se der certo, muito provavelmente será expandido para todas as lojas da companhia.
Eu não tenho dúvida de que iPhones são hoje o grande gargalo de reparos nas lojas da Apple, mas eu gostaria muito de ver algo assim acontecendo para Macs. A depender do problema que você tenha no seu computador, dificilmente a Apple consegue fazer o reparo em algumas horas. E como computadores são, na maioria dos casos, a principal ferramenta de trabalho do usuário, seria ótimo contar com um Mac emprestado durante esse período de reparo.
Notas de rodapé
- 1O Brasil agora conta com duas e a tendência é que outras ainda sejam abertas num futuro não muito distante.