O melhor pedaço da Maçã.

Seu Mac está começando a mostrar sinais da idade? Três comandos no Terminal podem acelerar o sistema

A história é sempre a mesma: você compra um Mac novinho e, nos primeiros meses (ou, dependendo da configuração, até anos) o caso de amor é belíssimo. Tudo funciona perfeitamente, sem travamentos, sem bolinha colorida giratória, com toda a diligência que se espera de um computador com a Maçã iluminada na tampa (ou em algum outro lugar).

Publicidade

Depois de algum tempo, as coisas vão arrefecendo e o computador vai começando a mostrar a sua idade, sem a mesma vitalidade exultante de outrora. É natural e inerente ao próprio desenvolvimento tecnológico, mas você não tem R$10 mil para desembolsar num Mac novo e de qualquer forma não são problemas tão graves para lhe fazer querer mudar de máquina — são só pequenos, pontuais deslizes na performance.

Não existe fórmula mágica para solucionar estes problemas, a não ser o velho mantra de manter o seu HDD1Hard disk drive, ou disco rígido. ou SSD2Solid-state drive, ou unidade de estado sólido. limpo, respeitar o limite de RAM da sua máquina e, se você estiver num Mac pré-2012, talvez fazer um pequeno upgrade nele. Entretanto, pequenas alterações feitas no sistema podem acelerar algumas tarefas, especialmente quando estamos falando de animações — o macOS, embora já tenha diminuído significantemente a profusão delas que já foi sua característica, ainda tem algumas bem lentas/contraproducentes que, quando desativadas, trarão uma impressão de maior velocidade no sistema (e um ganho prático de tempo, é bom notar).

O editor de tecnologia Rob Grifitths compartilhou três dicas interessantes — segundo ele, as decisivas para quem quer ter uma sensação de maior agilidade no seu Mac — que podem ser realizadas com simples comandos no Terminal ou, ainda mais fácil, alterando configurações no célebre programa de personalização TinkerTool.

Publicidade

Abaixo, nós as compartilhamos com vocês!

Animação nas janelas

A primeira dica é tirar a animação das janelas “folha” (sheets) do macOS — as janelinhas contextuais fixadas em outra janela maior, como aquelas que aparecem para salvar um documento.

Transformando um documento em PDF no macOS

Como bem se sabe, a animação destas folhas pode ser um pouco demasiadamente lenta para quem está precisando de rapidez, mas com um breve comando no Terminal elas ficam significativamente mais velozes:

Publicidade
defaults write NSGlobalDomain NSWindowResizeTime .001

O .001 ao fim do comando, como vocês podem prever, é relativo à velocidade da animação — portanto, se a sua ideia na verdade for perder tempo, você pode mudar este valor para 10 ou 20 e testar a sua paciência. Para restaurar o comportamento original das “folhas”, basta introduzir este comando no Terminal:

defaults delete NSGlobalDomain NSWindowResizeTime

Se o Terminal não for sua praia, você pode configurar a mesma coisa na TinkerTool, em Geral » Janelas “Folha” » Acelerar aparecimento (ativado).

Pequenas animações no Finder

A segunda dica tem a ver com pequenas animações do Finder, como a de abertura da janela de “Obter Informações” e a que revela as informações ocultas dentro desta janela. Para tornar estes processos instantâneos, estes são os comandos que devem ser inseridos no Terminal (um de cada vez, pressionando a tecla de retorno após cada um deles):

Publicidade
defaults write com.apple.finder DisableAllAnimations -bool true

e

killall Finder

Para reverter as mudanças, estes são os dois comandos:

defaults delete com.apple.finder DisableAllAnimations

e

killall Finder

Na TinkerTool, basta dirigir-se à aba “Finder” e desmarcar ambas as opções na seção “Efeitos gráficos”.

Dock

A última dica do dia tem a ver com um elemento intrínseco à experiência de uso do macOS: o Dock. Não é o meu caso, mas muitos gostam de esconder a barrinha de aplicativos para uso apenas quando necessário; o problema é que existe um pequeno atraso entre o momento em que se encosta o ponteiro do mouse na porção inferior da tela e a ativação em si do Dock; depois ainda é necessário aguardar os milissegundos da animação para que ele suba.

Se você quiser que estes dois processos ocorram instantaneamente, basta introduzir os três comandos abaixo no Terminal:

defaults write com.apple.Dock autohide-delay -float 0

e

defaults write com.apple.dock autohide-time-modifier -int 0

e

killall Dock

Para acabar com o atraso na ativação do Dock, utilize apenas o primeiro e o terceiro comandos; se quiser só desativar a animação, use só os segundo e terceiro. Os comandos para fazer tudo voltar ao normal são os seguintes:

defaults delete com.apple.Dock autohide-delay

e

defaults delete com.apple.dock autohide-time-modifier

e

killall Dock

Para obter os mesmos resultados na TinkerTool, você pode ir até a aba “Dock”, na seção “Opções” e desativar as segunda e terceira opções (ou apenas uma delas, se preferir).

·   ·   ·

E aí, o que acha das dicas? 😉

Eu testei aqui (exceto a terceira, que não se aplica a meu caso) e realmente senti uma impressão de maior rapidez no sistema. É sempre bom lembrar, claro, que a TinkerTool oferece uma série de outras configurações não encontradas nas preferências “oficiais” do macOS, e que podem fazer o sistema ajustar-se às suas necessidades da melhor forma possível. A experiência do usuário agradece!

Notas de rodapé

  • 1
    Hard disk drive, ou disco rígido.
  • 2
    Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Roofbot é o mais novo “App grátis da semana”, aproveitem!

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Quell Memento+, SteamWorld Heist, Infographics Lab for Pages e mais!

Posts Relacionados